- O filme foi baseado numa história infantil feita de apenas 8 desenhos e algumas poucas linhas de texto. Walt deu o material aos seus animadores principais, perguntando-lhes o que eles poderiam tirar dele.
- Foi baseado em uma história de Helen Aberson e Harold Pearl
- Inicialmente, Walt Disney mostrava pouco interesse em fazer o filme. Para deixa-lo interessado, os artistas de história Joe Grant e Dick Huemer escreviam o filme em capítulos e os deixavam na mesa de Walt toda semana. Finalmente, ele correu para o departamento de história dizendo “Isso é ótimo! O que acontece a seguir?”
- Os corvos foram criticados através dos anos por serem vistos como caricaturas de pessoas negras.
- DUMBO também marcou o primeiro trabalho da atriz Verna Felton para a Disney como a voz da Elefanta Matriarca. Verna viria a trabalhar em diversos outros filmes do estúdio, fazendo vozes de personagens como a Fada Madrinha de CINDERELA, a Rainha de Copas de ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS e a fada Flora de A BELA ADORMECIDA.
- O nome do circo de Dumbo é Circo WDP- sigla de Walt Disney Productions.
- O filme é contado do ponto de vista de Dumbo, usando lentos movimentos de câmera e perspectiva constrangedora. De fato, um crítico chegou a dizer que DUMBO tinha “mais movimentos de câmera do que CIDADÃO KANE”.
- A criança que atormenta Dumbo no circo chama-se Skinny. A cena original mostrava o garoto montando no pobre elefante, mas fora encurtada com ele apenas soprando suas orelhas
- A união de um rato com um elefante se trata de um conceito cômico, colocando dois "inimigos naturais" juntos.
- É o único filme da Disney em que o protagonista não diz uma única palavra.
- A Sra Jumbo (a mãe de Dumbo) apenas fala uma vez durante todo o filme: quando ela diz o nome original de Dumbo (Jumbo Jr.) para a Cegonha.
- UMBO e BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES (1937) são os únicos filmes clássicos da Disney a utilizarem cenários pintados em aquarela (aquarelas foram utilizadas nestes filmes pois eram mais baratas que tintas guache e óleo utilizadas em PINÓQUIO, FANTASIA e BAMBI), e os últimos até FANTASIA 2000 (1999) e LILO & STITCH (2002).
- Walt disse que foi o animado mais fácil de produzir em que ele trabalhou.
- DUMBO deveria aparecer na capa da revista "Times", mas um dia depois do atentado à Pearl Harbor, a foto do japonês General Yamamoto tirou o filme da capa.
- O filme foi bem aceitado pelo público na época de seu lançamento, e os críticos o receberam como o melhor filme de Walt desde PINÓQUIO. Newsweek comentou que FANTASIA não era o Disney ‘de verdade’ e que O DRAGÃO RELUTANTE havia sido ‘um desapontamento’.
- Mesmo sendo um dos clássicos mais econômicos da Disney, DUMBO é considerado um dos melhores do estúdio.
domingo, 22 de agosto de 2010
DUMBO- CURIOSIDADES
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário