Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Livro e Filme | Alfred Hitchcock e Os Bastidores de Psicose


Alfred Hitchcock é sempre alvo grandes homenagens, no entanto, o ano de 2012 superou todas as expectativas: foram lançados um box contendo 14 filmes do diretor em blu-ray, um livro, um filme e outros tantos mimos mundo a fora. 

digipack, além de conter os 14 filmes em blu-ray, ainda traz cards com a estampa do poster de cada um dos filmes e um livreto com informações. O box com os filmes pode ser adquirido através deste link e para mais informações acesse o Blog do Jotace.

Como dito, ainda foram lançados um livro e um filme, sendo este baseado naquele. O livro intitulado "Alfred Hitchcock e Os Bastidores de Psicose", da editora Intrínseca e escrito por Stephen Rebello, traz uma super abordagem dos bastidores do filme Psicose, exatamente como o nome diz, nos fazendo experienciar os momentos de pré produção do filme, os desafios financeiros sofridos que levaram o diretor a hipotecar a própria casa, o desafio de encontrar um roteirista bom e barato e um elenco novo e disposto a enfrentar momentos audaciosos, enfim, os bastidores de um dos maiores filmes da história do cinema.

O livro aborda aspectos extremamente técnicos de Psicose, trazendo inclusive trechos de entrevistas com membros da equipe que produziu o filme, curiosidades e informações financeiras, ou seja, um verdadeiro livro para quem ou é fã do filme ou do é fã do diretor.

O filme baseado no livro "Alfred Hitchcock e Os Bastidores de Psicose" recebeu apenas o nome de "Hitchcock" e se tornou uma homenagem completamente diferente da proposta no livro. O filme dirigido por Sacha Gervasi tem em seu elenco nada mais nada menos do que Anthony Hopkins como Alfred Hitchcock, Helen Mirren como Alma Reville, Scarlett Johansson como Janet Leigh e Jessica Biel como Vera Miles. O filme prefere ser uma homenagem ao diretor e não ao filme, diferentemente do livro, salientando as relações pessoais do diretor e especulações acerca de um suposto affair de Alma, porém traz de forma sutil e indireta algumas informações técnicas.

Para aqueles que conhecem um pouco mais da história de Hitchcock ou que leram o livro, sabem que ele abominava qualquer intromissão na sua vida pessoal e que poucas foram as pessoas que tinham acesso aos detalhes da sua vida conjugal, portanto a "homenagem" cinematográfica acabou abordando um lado da história que não agradaria em nada o diretor.

Apesar da ressalva negativa, as atuações de "Hitchcock" são fantásticas, afinal, com um elenco desses não haveria como ser diferente. Anthony Hopkins está muito convincente no papel principal, o ator conseguiu resgatar de forma majestosa o humor peculiar e o gosto mórbido do diretor. Helen Mirren é uma verdadeira rainha em cena, sua classe e o seu tradicional comportamento britânico são fatores essenciais de sua ótima atuação. Jessica Biel e Scarlett Johansson tiveram atuações medianas, porém proporcionais às suas participações na história abordada no filme. Outro aspecto maravilhoso do filme é a caracterização, principalmente a de Anthony Hopkins, conforme pode ser visto nesta postagem.

De forma resumida, podemos dizer que, apesar da pequena gafe, "Hitchcock" tornou-se uma bonita e divertida homenagem ao diretor, enquanto "Alfred Hitchcock e Os Bastidores de Psicose" tornou-se uma construtiva e curiosa análise de um dos maiores e subestimados filmes de todos os tempos.

O livro e o filme já estão disponíveis para venda aqui no Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário