Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

DÚVIDA

Dúvida é um filme tenso, meio difícil de ser visto. Sua temática é meio confusa deixando vários pontos em aberto, o que faz com que seja exatamente este ponto o responsável pelo sucesso do filme, porque este fato nos deixa simplesmente com DÚVIDAS. Há certos momentos em que você não sabe mais em que ou quem acreditar, em cada momento o seu posicionamento sobre o filme fica de um lado. Dúvidas, dúvidas e dúvidas. O filme termina com dúvidas e nos deixa com dúvidas.
No elenco mais uma vez, digo isso porque no post anterior citei essas duas atrizes, Meryl Streep e Amy Adams, além de Philip Seymour Hoffman e Viola Davis. Todos receberam indicações ao Oscar por suas atuações neste filme. Porém, não entendo por que Viola Davis recebeu esta indicação, a sua atuação no filme não é muito boa, é meio que superficial. Há somente uma cena em que ela tenta alçar vôo, mas não consegue, uma cena com Meryl Streep, na qual a personagem de Viola tenta enfrentar Irmã Aloysius. Ela tenta. Mas não consegue. Aloysius mesmo ao ser questionada e pressionada não desmonta, fica intacta, completamente superior, nada superficial. Mas sei lá, são coisas que nós, simples admiradores da sétima arte, não podemos alcançar e entender. “Não são para o no nosso bico”.
Amy Adams aparece em várias cenas, seu papel não é de muito destaque e ela não possui muitas falas, porém ela transmite um sentimento de bondade, algo meio angelical.
Philip Seymour Hoffman também não está muito bem no filme, ele não consegue “fazer suspense”, não tem expressão, não transmite nenhuma idéia e é completamente vago.
Meryl Streep mais uma vez deu uma aula de atuação, foi muito superior aos colegas de elenco, mas não foi o seu melhor papel, já vi filmes melhores com ela. Apesar de a personagem ser dura, aparentemente irredutível e intocável, parece que falta algo, talvez esse algo seja a colaboração dos colegas, não sei, mas poderia ter sido melhor.
Resumindo, o filme possui cenas muito longas, o que causa certo cansaço em quem está assistindo e há um suspense simples, tenso, mas simples. Mas apesar disso, vale à pena assistir, mas quando for ver, esteja preparado para realmente ASSISTIR ao filme e não apenas vê-lo.

0 comentários:

Postar um comentário