Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 31 de março de 2010

Deixa Ela Entrar (Lat Den Rätte Komma In)


Eu nunca havia assistido a um filme sueco, confesso que quando estava com o filme em mãos adiei assisti-lo o máximo que pude. Burrice.

Segundo o livro do sueco John Ajvide Lindqvist, também roteirista do filme, encontramos na história Oskar, um menino de 12 anos, que sofre com o maldito bullying e de sua nova amiga vampira Eli, ou melhor amigo.... Ok, deixe eu explicar. Eli, na realidade é um menino com feições femininas que há muito tempo foi castrado e, como todo bom vampiro, tem sua juventude preservada eternamente.

Este detalhe sobre Eli, apenas o livro relata. Durante o filme, em momento algum é possível deduzir que a menina é um menino, até porque Oskar se apaixona por ela e ela se apaixona por ele (tudo bem, nos dias de hoje isso não significa nada, mas vamos usar a teoria).


Até aí tudo bem, que bonitinho né? Parece até “plágio” de Crepúsculo, mas agora é que vem o diferencial. O filme possui cenas beeeeem tensas e macabras, cenas cheias de sangue e ao mesmo tempo gentis e suaves. Eli é uma vampira então precisa se alimentar de sangue, mas é o seu “pai” mortal que faz o trabalho sujo, ele simplesmente caça os jovens indefesos, retira o sangue e leva para a casa (bonitinho, né? Hehe), livrando, assim, a filhinha de qualquer perigo.

Ao longo do filme, vemos a amizade colorida das crianças crescer, Eli passa a proteger Oskar (esta é a parte gentil!!) de seus colegas praticantes de bullying, só que do seu jeito, e o jeito de vampiro, devo concordar, que segundo o filme, não é nada simpático.

O que eu achei engraçado no filme é que por mais que Oskar fosse uma criança, ele não se assustava com as coisas que Eli fazia, o amor mascarava qualquer ato mórbido, Enquanto, nós que assistimos ao filme, ficamos tensos, surpresos e enojados. Apesar dos detalhes, o filme é fantástico e ao mesmo tempo simples, manifestando pequenos instintos e sentimentos humanos e, teoricamente, não humanos.

2 comentários:

  1. Mari.

    Adorei o comentário que fez deste filme, tanto que se vc ainda tiver ele eu queria emprestado se não se importar!!! hehehehe

    Sério, agora fiquei tri curiosa, e vc está se superando a cada post!!

    ;)

    bjão

    ResponderExcluir
  2. ai até me emocionei agora
    hehehe
    sério mesmo, obrigada Aline. Eu tenho sim, te passo... amanhã? traz o teu note!!

    ResponderExcluir