Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Nosferatu, 1922

 Nosferatu, cujo título original é "Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens", foi dirigido por Murnau e se tornou um clássico do cinema expressionista alemão. O filme é baseado no livro de Bram Stoker, Drácula.
O filme mantém apenas o enredo originalmente contido no livro, as personagens e os lugares foram alterados. Por este motivo, o filme foi processado por violação de direitos autorais e condenado. As cópias do filme deveriam ser destruídas. Mas, sempre há um porém, algumas escaparam por terem sido distribuídas anteriormente à denúncia e guardadas até a morte da viúva de Bram Stoker.

SINOPSE:  Em 1838, Hutter, agente imobiliário que mora em Wisborg (referência a cidade atual de Wismar), atravessa os Montes Cárpatos para vender uma casa em sua vizinhança ao proprietário de um castelo no Mar Báltico, o excêntrico conde Graf Orlock. Orlock é na verdade um milenar vampiro que, buscando por mais sangue, quer se mudar para a Alemanha. Ao chegar na propriedade que comprou, ele traz consigo grande terror e os habitantes acham que estão sendo vítimas da peste. A única que pode salvar as pessoas dos ataques do vampiro é Ellen, a esposa de Hutter, visto Orlock se sentir atraído por ela. (Sinopse por Wikipedia)

QUEM FOI MURNAU? 

Bram Stoker e Murnau.
Friedrich Wilhelm Murnau, mais conhecido como F. W. Murnau, foi um dos mais importantes realizadores do cinema mudo, do cinema expressionista alemão e do movimento Kammerspiel (movimento do Cinema alemão que ocorreu na década de 20. As principais características deste movimento são:  pouco uso de diálogos e o foco na personalidade dos personagens). O filme mais conhecido de sua obra é Nosferatu de 1922.  O seu último filme Tabu (co-realização com Robert Flaherty) foi filmado nos mares do sul, longe dos grandes estúdios e estreado postumamente.

0 comentários:

Postar um comentário