Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 23 de junho de 2012

70 anos de emoção com Casablanca


Engraçado como 70 anos depois, algumas obras do cinema continuam se destacando e virando clássicos. Esse é o caso de Casablanca (Warner Bros, 1942), que mesmo sete décadas depois, continua encantando gerações. Ou pelo menos aquelas que já assistiram ao filme.

Em minha opinião, muitas pessoas ainda não o assistiram simplesmente por que possuem preconceito com filmes antigos. Esse clássico, no entanto, deve ser obrigatoriamente assistido por todos aqueles que dizem gostar de cinema ou de assistir filmes. Ater-se apenas aos novos filmes comerciais lançados atualmente é apenas seguir a maré de forma passiva.

O que dizer da música tema romântico do filme, As Time Goes By? Uma das mais lindas músicas já feitas. A linda canção foi eternizada na voz de outro astro, Frank Sinatra (ver vídeo 1). A última cena do filme, no aeroporto, é uma das mais lembradas do cinema. Motivos parar assistir a romântica película não falta. O filme é estrelado pela sueca – lindíssima – Ingrid Bergman e o galanteador Humphrey Bogart durante o período da Segunda Grande Guerra. Apesar de Ilsa estar acompanhada, a paixão por Rick é evidente durante todo o filme.

No filme, a cidade de Casablanca, no Marrocos, virou rota para todos que tentavam escapar dos nazistas. Rick possuía um restaurante/bar na movimentada cidade e, de forma totalmente ilegal, ajudava refugiados a embarcar para os Estados Unidos. Quando um casal pede a sua ajuda, ele reencontra a paixão do seu passado que o acompanhou durante anos.

A película ainda conta com muita ação, romance, músicas inesquecíveis e momentos mais ainda. Um deles, para mim, é quando todos do bar começam a cantar o hino da França sem medo ou vergonha, com toda coragem, em cima do hino nazista que estava sendo cantado em outra mesa, por militares alemães, que ficam furiosos e ameaçam fechar o estabelecimento (ver vídeo 2).

E você, assistiu ao filme? Tem vontade de assistir? Comente a sua experiência.



Vídeo 1 - As Times Goes By, na voz de Frank Sinantra



Vídeo 2 - La Marseillaise


Por Gabriel Johnson (@80cao)

0 comentários:

Postar um comentário