Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 19 de janeiro de 2014

O Padrinho

Quem leu a obra-prima de Mario Puzo, O Poderoso Chefão (The Godfather), entende o contexto dos ítalo-americanos da máfia na cidade de Nova York, em meados do século passado. O filme de 1972, vencedor de três Oscars (Melhor Filme, Melhor Ator (Marlon Brando) e Melhor Roteiro Adaptado), não pôde ser diferente. Genial, em três horas de duração, a maioria do romance está retratado na obra, dirigida por Francis Ford Coppola. Considerado um clássico e um dos filmes mais influenciáveis de todos os tempos, ganhou o mundo com a sua temática gangster.

Desde o atentado ao chefe da família (e do crime), Don Vito Corleone (Marlon Brando), ele nunca mais foi o mesmo. Após uma série de acontecimentos, o caçula e herói de guerra Michael Corleone (Al Pacino) acaba virando o chefe do submundo do crime, após uma série de aconselhamentos do pai. Cheio de tramas internas, traições, assassinatos, a história é costurada no decorrer de dez anos, de 1945 a 1955. Com orçamento de apenas US$ 6,5 milhões, rendeu quase US$ 290 milhões em todo o mundo, um grande recorde na época de sua estreia.

 No filme, podemos ver o início da carreira de importantes atores de Hollywood, atualmente bastante conhecidos. Al Pacino, hoje com seus 73 anos, interpretou Michael Corleone, papel esse que poderia ser do – pasme – ainda pouco conhecido Robert DeNiro. Aliás, DeNiro fez testes para ser Michael, Sonny, Carlo e Paulie. Não levou nenhum. Apesar disso, voltou na segunda parte do filme (The Godfather Part II) para interpretar Don Vito Corleone jovem.

Diane Keaton também teve o seu primeiro papel relevante no cinema como a esposa de Michael, Kay Adams – papel que poderia ser de Mia Farrow. Paul Newman e Steve McQueen fizeram testes para o consgliere da família, Tom Hagen, que acabou ficando com o ator Robert Duvall. Até Sylvester Stallone foi testado, mas não levou.


O enredo teve duas continuações, a Parte II, em 1974 e a Parte III, de 1990, todas distribuídas pela Paramount Pictures e com praticamente o mesmo elenco.


Por Gabriel Johnson (@80cao)

0 comentários:

Postar um comentário