Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 26 de janeiro de 2014

Adaptações e desastres

Se você gosta de uma obra literária, com certeza você desenvolve a sua capacidade imaginativa para reproduzir as imagens em seu cérebro conforma a descrição que autor lhe dá. É uma das melhores sensações do mundo e a maior razão para que muita gente ame ler.
Quando você recebe a notícia de que o livro irá para as telonas do cinema, você fica feliz. Nem sempre deveria. Muitas vezes, pode ser um pouco frustrante e desgastante. Mesmo que seja preciso condensar a maior parte do livro em duas horas de duração, alguns fazem um ótimo trabalho. Mas há alguns roteiristas que simplesmente conseguem fazer com que a obra literária vire uma piada. Conseguem fazer isso com jogos também.
Ultimamente tenho me dedicado a ler livros que sei que já possuem adaptações para o cinema e depois compará-las, mesmo que isso sejam artes diferentes e talvez até uma comparação injusta, visto os processos e as dificuldades de cada uma.
Segue o ranking dos últimos cinco livros que eu li, do pior para o melhor.

5) Percy Jackson e o Ladrão de Raios (2010) – das cinco, a pior adaptação. Deixa de fora detalhes e diálogos importantes, reescrevendo totalmente a história de Rick Riordan. Sempre fui fã do diretor Chris Columbus, até que Percy chegou.
4) Percy Jackson e o Mar de Monstros (2013) – segue um pouco melhor a história do livro, mas com releituras não muito precisas. Pelo menos explica mais coisas que o seu antecessor.
3) O Poderoso Chefão (1972) – um clássico que contém com todos os detalhes importantes. A história segue a mesma do livro, com quase nenhuma diferença, mesmo que tenha deixado a parte de Las Vegas de fora.
2) Jogos Vorazes (2012) – uma das melhores adaptações de livros para o cinema da atualidade. A Lions Gate conseguiu fazer um bom trabalho e não foi à toa que a saga The Hunger Games é o maior sucesso da produtora independente. 
1) Jogos Vorazes: Em Chamas (2013) – das cinco adaptações, a melhor. É tão fiel ao livro, que pode-se lembrar até mesmo dos diálogos que nele contém. Quase nenhum detalhe foi alterado: apenas algumas cenas foram adicionadas.


O que provei para mim mesmo (e espero que para vocês) é que pode-se fazer um bom trabalho com um livro em Hollywood ou estragar uma obra literária de vez. Mesmo a saga de Harry Potter teve uma adaptação boa (com exceção do terceiro filme, apesar de muito aclamado), juntamente com a d’O Senhor dos Anéis. Existem uma penca de outros livros que viraram filmes, mas esses foram os cinco últimos livros que li e que assisti novamente ao filmes.


Por Gabriel Johnson (@80cao)

0 comentários:

Postar um comentário