Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

LIVRO | A Menina Submersa, de Caitlín R. Kiernan

Pense em um livro louco, tipo, literalmente louco, agora acrescente uma ótima escrita. BUM! Eis a Menina Submersa!

India Morgan Phelps, mais conhecida como Imp, é a protagonista desta história. Imp é uma jovem esquizofrênica, que não conheceu o pai e perdeu a mãe e a vó por causa da mesma doença. 

O livro é escrito em primeira pessoa, em sua grande parte, onde Imp escreve suas memórias, muito embora pretendesse escrever uma história sobre fantasmas.  E, desde o início, deixa claro que a história não tem nenhum compromisso com a verdade, apesar de a verdade ser uma questão de ponto de vista.

A história gira em torno da relação de Imp com o quadro da Menina Submersa, um quadro de uma menina que está na beira de um rio, as lendas que cercam a possível inspiração do pintor e os fantasmas que da obra surgem. Em paralelo a esta história, temos também a relação de Imp com Abalyn, sua namorada, e todas consequências que a obsessão pela Menina Submersa trazem para o convívio íntimo do casal.

O impacto que o quadro tem sobre Imp, lembrando que estamos falando de uma jovem esquizofrênica, é monstruoso, pois acentua sua psicose, fazendo com que comece a enxergar pessoas, a estabelecer diálogos e a criar ambientes peculiares. Além disso, o que era para ser um mundo exclusivo de sua mente, ou seja, um mundo livre de resultados externos, passa a trazer consequências sérias ao seu mundo físico.

Assim, ao longo de toda a narrativa, que as vezes se perde, muito em razão da dificuldade da protagonista em estabelecer uma linha de raciocínio, temos como contrapeso à história as observações e opiniões da própria Imp, dando uma sensação ao leitor de que, nos dias de hoje ou ao menos no momento em que escrevia as memórias, ela se encontrava apta ao convívio social e livre de seus fantasmas.

A Menina Submersa é um livro complexo para uma simples resenha, pois retrata muito bem os sintomas da esquizofrenia e as suas possíveis reações diante de situações obsessivas/compulsivas. É uma história muito bem ilustrada e escrita, evidenciando a pesquisa realizada pela autora do livro para obter este belíssimo resultado. 

0 comentários:

Postar um comentário