Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 27 de abril de 2015

LIVRO | Viva a Musica, de Andres Caicedo

Viva a Música é um livro escrito por Andrés Caicedo e publicado pela Editora Rádio Londres. Caicedo foi um escritor Colombiano, que participou de diversos movimentos culturais principalmente em Cali, sua cidade natal. O escritor cometeu suicídio quando tinha apenas 25 anos, logo após receber o primeira exemplar impresso de seu livro, Viva a Música!. 

O livro conta a história de uma jovem, de classe alta, moradora de Cáli, nos anos 70, completamente apaixonada por música e pela energia que a juventude proporciona. María del Carmen passa sua intensa vida a procura de festas e, como um furação, passa pela vida de diversas pessoas, que pouco a pouco vão lhe moldando e vice e versa.

Assim, a adolescente conhece músicos e meros amantes de música, pessoas de mau caráter, usuários de drogas e até mesmo criminosos! E com eles vive intensamente a sua vida, sempre a procura do ritmo que seja mais compatível com sua energia incontrolável.

Caicedo manifesta no livro, de forma realista, o espírito ardente e vivaz dos latinos da década de 70, sobretudo devido à necessidade de contraste em relação às tendências musicais e a forte influência norte americana, o que torna o estilo de escrita único e viciantemente encantador.

Com relação a apresentação do livro, a Rádio Londres, nossa editora parceira, está de parabéns: as páginas possuem coloração amarelada, o que não cansa a vista, as páginas também possuem uma espessura que contribuiu para a leitura, pois impede que o conteúdo do verso fique evidente. Por fim, o que mais me chamou a atenção foi a arte da capa, ao mesmo tempo simples e perfeitamente adequada ao conteúdo.

Sem sombra de dúvidas, Viva a Música! Foi uma das melhores leituras, se não a melhor, que realizei neste ano de 2015 e uma excelente estréia, para mim, no mundo da literatura latina e principalmente no mundinho intenso e breve de Andrés Caicedo.

0 comentários:

Postar um comentário