Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Watchmen, de Alan Moore


Nesta semana falarei sobre a minha HQ favorita de todos os tempos, a insuperável Watchmen, criada e escrita pelo gênio Alan Moore, ilustrada por Dave Gibbons e publicada pela DC.

Antes de contar a história, devo ressaltar a importância da HQ na cultura americana, pois Watchmen, assim como outros trabalhos criados nos anos 80, como o Cavaleiro das Trevas (sim, esse mesmo), de Frank Miller e Maus, de Art Spiegelman, foram responsáveis por trazer um público adulto para um universo até então mais infantil e isso foi essencial na transformação do mundo dos quadrinhos como conhecemos hoje.

Agora chega de conversa fiada, vamos falar sobre a história em si.

Antes de mais nada, apesar de ter super-heróis como enredo principal, não se engane, a história não nos leva a batalhas épicas como vemos em Capitão América ou Super-Homem. O enredo é mais dramático, mais denso, sem qualquer apelo público, como fazem os gigantes da DC e Marvel. A história se dá nos anos 80, numa New York paralela, que em resposta à greve da polícia e à rebelião da própria população contra os heróis (daí a célebre frase “Who watches the Watchmen?”, ou, “Quem vigia os vigilantes?”), criou a fictícia Lei Keene, que obrigava todo justiceiro fantasiado a se registrar, fazendo com que estes se aposentassem, trabalhassem para o governo, ou até se revelassem publicamente, por fama e riqueza.

O enredo começa quando um dos Watchmen, o Comediante (Edward Blake), herói militar aposentado cínico e irônico, que abusa da violência e parece não ter qualquer ressentimento, é assassinado. Assim que Rorshach (Walter Kovacs), personagem misterioso e sociopata, mas com um grande senso de justiça (e por isso, o herói mais odiado entre os criminosos), fica sabendo, ele acredita que há uma conspiração em andamento e parte em uma investigação clandestina, buscando pistas para descobrir qual o real motivo do assassinato. Ele é o personagem que leva o enredo, utilizando o seu diário, onde conta cada ponto da investigação, buscando pistas e suspeitando desde os antigos vilões do grupo até os próprios Watchmen. As pistas acabam levando ao seu antigo parceiro de aventuras Coruja Noturna II (Dan Dreiberg), um intelectual rico que tem vasto conhecimento em tecnologia avançada e que os utilizava para criar seus equipamentos em seus tempos de herói, mas extremamente solitário e com uma aparente paixão pela antiga colega de equipe Espectral II (Laurie Juspeczyk), filha da Espectral original, que vive à sombra dos projetos fracassados de sua mãe.

Espectral II foi casada e vive em uma relação estranha com Dr. Manhattan (Jonathan Osterman), um ex-cientista nuclear que após um acidente em seu laboratório teve seu corpo desintegrado e após os seus átomos se unirem novamente, começa a poder manipular a matéria, viajar entre o espaço-tempo, ocupar diferentes lugares ao mesmo tempo e ver seu próprio passado e futuro, sendo considerado por todos um homem-deus.

Temos também Ozymandias (Adrian Veidt), um bilionário que após a promulgação da Lei Keene, se revela publicamente, ganhando fama e se tornando um ícone popular. É considerado por muitos como o homem mais inteligente do mundo, além de ser um exímio atleta e lutador e tem como grande inspiração Alexandre, o Grande.

Outros personagens importantes na trama são Moloch (Edgar Jacobi), principal vilão da época dos Watchmen e atualmente aposentado e os Minutemen, o primeiro grupo de heróis, que atuou nos anos 40 e que após brigas internas e escândalos, foi perdendo força até o fim oficial da organização.

Nos últimos anos, Watchmen voltou a ganhar popularidade, recebendo uma versão cinematográfica em 2009, dirigido por Zack Snyder. Alan Moore rejeitou completamente a adaptação, inclusive pedindo para ter seu nome retirado dos créditos da produção.

Outra homenagem a obra completamente rejeitada pelo mago das histórias (como Alan Moore é conhecido pelos fãs) foi a série “Antes de Watchmen”. Esta, dividida em 8 volumes, conta o que seriam os acontecimentos anteriores à trama principal, trazido à vida em 2012 por uma gama de quadrinistas respeitados e com o aval de Dave Gibbons, recebendo críticas mistas.

Watchmen é uma história sensacional, com personagens cativantes, reviravoltas inesperadas e uma trama pesada e dramática que te leva entre as páginas onde não se consegue parar de ler. Com certeza é a grande obra de Alan Moore e uma das grandes obras da história dos quadrinhos, sendo uma leitura obrigatória para quem quer entrar ou já está envolvido com o mundo das HQs. É muito fácil de encontrar Watchmen a venda. No Brasil, existe uma edição especial em capa dura, contendo todos os volumes e ainda com conteúdo especial para os fãs.


2 comentários:

  1. Meu namorado AMA HQs, mas confesso que eu ainda não sou uma adepta. Quem sabe esse ano eu me jogo, não é?!

    Beijocas,
    Blog | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Oi Janaína, eu sei como é, a Mari não era muito chegada em HQs também, mas aos poucos fui mostrando o universo pra ela e ela começou a ler esse ano. Fica ligada nos meus posts que vou indicar sempre HQs essenciais.
    Beijos.

    ResponderExcluir