Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Animações

Sabe, há pouco tempo “Toy Story” foi eleito o melhor filme animação de todos os tempos. Não concordo.
Neste final de semana, eu assisti a algumas animações e pude chegar, tranquilamente, à conclusão de que realmente “Toy Story” não é a melhor animação - não estou dizendo que não seja bom, apenas digo que não é a melhor -, já que existem filmes como “A Branca de Neve e Os Sete Anões”, “Rei Leão”, “Pequena Sereia”, entre outros.
Cada um desses tem a sua particularidade, apesar de todos compartilharem do mesmo objetivo e magia. O primeiro, é o primeiro longa-metragem da Disney, demorou três anos para ficar pronto devido ao perfeccionismo de Walt Disney e foi também o responsável pelo “estopim” da Era Disney. Acho que todos conhecem a história, ou melhor, alguma versão dela.
Rei Leão, outro grande clássico moderno que sensibilizou milhões de pessoas, se tornou a maior bilheteria de um filme de animação tradicional e é o 32ª longa-metragem da Disney. Neste filme, porém, devo admitir que as suas sequências não obtiveram êxito já que é possível observar o único deslize do império Disney: a crise de falta de criatividade. Nossa, nunca pensei que fosse escrever isso, mas é verdade. O segundo filme conta a mesma história do primeiro, porém, com personagens diferentes. Já o terceiro, sim, há um terceiro, e nesse a Disney pisa feio na bola, é a mesma história do primeiro (óbvio) só que na visão de Timão e Pumba. Eu realmente acho isso terrível, algo que não poderia acontecer em um império tão sólido. Mas tudo bem, nada poderia ser tão perfeito, porém isso não desmerece o sucesso do primeiro Rei Leão.
A Pequena Sereia é um dos meus favoritos, mas também sofre do mesmo mal de o rei leão. O segundo filme conta, parcialmente, a mesma história do primeiro e como no caso de o rei leão, a continuidade da história, ou melhor, a repetição da história é dada pelo filho(a) dos protagonistas. Ou seja, dos três filmes da série, apenas um deixa a desejar. Mas eu não sei explicar qual é a magia usada por Walt Disney, porque mesmo com esse defeito é quase impossível não se envolver, se entregar e adorar os filmes.
Concluindo, eu sinceramente acho que chega a ser covardia comparar e estabelecer uma lista entre as melhores animações, quando existem as animações da Disney. É difícil explicar, é mágico, é Walt Disney.


Esta é a tal lista

1º - Toy Story
2º - Shrek
3º - O Rei Leão
4º - Procurando Nemo
5º - A Era do Gelo
6º - Mogli – O Livro das Selvas
7º - Monstros S.A.
8º - A Bela e a Fera
9º - Bambi
10º - Aladdin
11º - Branca de Neve e os Sete Anões
12º - 101 Dálmatas
13º - Uma Cilada Para Roger Rabbit
14º - Watership Down
15º - Wall-E
16º - Fantasia
17º- O Estranho Mundo de Jack
18º A Pequena Sereia
19º - Cinderela
20º - Alice no País das Maravilhas

2 comentários:

  1. Johnny Depp + alice in wonderland... com certeza será fantastico! Nao é a minha praia, mas essas animaçoes sao legais, grande quantidade de trabalho, tempo e dinheiro gastos nelas...o que as tornam uma verdadeira obra de arte de certa forma, nao apenas um filme... Alice in wonderland.. I was just wondering! Would you mind to write me a mail? Thank you! m_wickedsick@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Most of the Studio Ghibli films have more true art and creativity than any mass-market Disney production.

    ResponderExcluir