Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Totó, Tenho Impressão De Que Não Estamos Mais No Kansas

Junto com seu cãozinho Totó, Dorothy Gale de Garland é transportada de Kansas, em tons de sépia, por um tornado e vai parar na Terra de Oz, em cores vibrantes do Technicolor (uma marca norte-americana pertencente à Technicolor Motion Picture Corporation em que o processo consistia na coloração dos filmes. sistema o quel foi utilizado até a década de 60). Neste mundo, a casa de Dorothy cai sobre uma bruxa má, que morre esmagada, e a bruxa boa, dá à Dorothy os sapatos de rubi mágicos da bruxa má. Logo, Dorothy encontra a Estrada de Tijolos Amarelos que a guia até a Cidade Esmeralda, onde o caminho de volta ao Kansas lhe será mostrado e as palavras mágicas lhe serão concedidas: Não há lugar como o nosso lar.

Algumas curiosidades:
  •  Mágico de Oz teve 4 diretores. Richard Thorpe iniciou as filmagens e rodou por várias semanas até ser demitido pelos produtores, que consideraram seu trabalho insatisfatório. Nenhuma das cenas rodadas por Thorpe foi incluída na versão final do filme.
  • Inicialmente seria a atriz Gale Sondergaard quem interpretaria a Bruxa Má do Oeste, fazendo uma personagem glamourosa e sedutora como a bruxa má de Branca de Neve e os 7 Anões (1937). Posteriormente os produtores decidiram que a Bruxa Má do Oeste, assim como a grande maioria das bruxas, teria que ser também feia. Foi quando a atriz desistiu da personagem, por não concordar em aparecer feia no filme.
  • Os produtores chegaram a cogitar a possibilidade de usar um leão de verdade no filme, com sua voz sendo dublada por um ator contratado.
  • Várias das vozes dos munchkins foram dubladas por cantores profissionais, já que muitos de seus intérpretes não sabiam cantar ou até mesmo não falavam inglês corretamente.
  • A estrada de tijolos amarelos inicialmente seria verde. A mudança de cor aconteceu após uma das paralisações nas filmagens, quando ficou definido que a cor amarela seria a melhor a ser usada em um filme feito com Technicolor.
  • A Bruxa Má do Oeste de O Mágico de Oz tem dois olhos, enquanto que no livro tem apenas um.
  • orçamento de O Mágico de Oz foi de US$ 2,7 milhões, sendo que o filme arrecadou US$ 3 milhões em seu primeiro lançamento nos cinemas.

0 comentários:

Postar um comentário