Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 19 de maio de 2013

Critica | Os Croods


Sabemos que ultimamente o afastamento entre familiares é cada vez mais constante, muito devido à busca intensa pelo conforto financeiro, então, nada mais natural do que empresas responsáveis pela propagação de sonhos e que tem por objetivo atingir crianças, realizem o papel de entreter os pequenos, implantar-lhes lições de moral, conquistar os adultos e manter/reestruturar os vínculos emocionais.

Os Croods são uma família pré-histórica de neandertais que vive com medo das selvagerias dos predadores do mundo do lado de fora da humilde e nada confortável caverna em que moram e com o tempo, Eep, a filha adolescente, começa a se dar conta de que não se encaixa mais na família, pois deseja aventurar-se no mundo e encarar as suas novidades.

Durante uma noite, Eep decide sair da caverna e no caminho acaba encontrando Guy, um homo sapiens, dominador do até então desconhecido fogo. Guy começa a contar a Eep os perigos que estão por vir, algo parecido com o que teria acontecido com o fim da pangeia, e durante a conversa, Grug, o patriarca Crood, os encontra, levando instintivamente Eep para longe do estranho. 

No caminho até a caverna, a família, que nessa altura já estava reunida, é surpreendida por um violento terremoto e tem sua caverna destruída. Diante da tragédia e a após muitas discussões, a família resolve pedir a ajuda de Guy para procurar outro lugar para morar. A família passa a desbravar todas as novidades do novo mundo, começa a aproveitar as vantagens do fogo e a rever inúmeras concepções "pré-históricas" diante de sua inaplicabilidade no novo período que estava começando.

O filme inteiro ataca os conflitos entre tradições/pensamentos antigos e tradições/pensamentos "modernos", simbolizando fatos que ocorrem até os dias de hoje, e como os medos e a falta de segurança interferem de forma negativa nas tais revoluções ideológicas. De outra mão, valoriza a importância das relações familiares e a necessidade de sua manutenção unida, ainda que entre tapas e beijos. Os croods é mais uma grande lição aplicável e acessível a todos os públicos que usa todas as ferramentas necessárias para atingir seus objetivos.

Por Mariana K Maciel

0 comentários:

Postar um comentário