Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

LIVRO | Apenas Um Dia, de Gayle Forman

Recebi de parceria com a Editora Novo Conceito o livro Apenas Um Ano, da escritora Gayle Forman, mas quando peguei o livro para ler, me dei conta de que não havia lido o primeiro livro (acho que fiquei hipnotizada pela capa)! Então corri para uma livraria e comprei o "Apenas Um Dia".

Apenas Um Dia conta a história de Allyson, uma adolescente atípica (sempre procurou andar na linha e não decepcionar os pais), que ganha uma turnê pela Europa como presente de formatura do ensino médio e lá acaba encontrando um motivo especial para "sair da linha".

Alguns dias antes de terminar a turnê, Allyson conhece Willem, um jovem ator de rua que interpreta personagens das obras de Shakespeare, por quem de imediato sente algo especial. Assim, durante uma conversa, acaba contando a Will que seu desejo era conhecer Paris, mas que em razão de uma greve na cidade, a turnê não pode por lá passar. Então Will, dá a ideia de juntos passarem um dia em Paris.

Willem e Lulu, parte então para Paris.

Espera aí. Lulu?

Bom, Willem dá à Allyson o apelido de Lulu, por achá-la muito parecida com uma famosa atriz do cinema mudo.

Voltando ao assunto, Willem e Lulu partem para Paris a fim de sair da rotina, literalmente. No caminho, Lulu começa a perceber um estranho comportamento de Will, principalmente no que diz respeito a outras meninas: o guri arrasta asa para todas de forma escancarada! Mas Lulu acaba cedendo aos encantos do rapaz e segue viagem.

Chegando a Paris, Lulu mais uma vez se decepciona com Will: o jovem a leva para conhecer, ainda que não intencionalmente, uma de suas "ex" e durante uma caminhada ainda para para pegar o telefone de outras duas garotas!!!! Mas tudo bem, Lulu se mantém firme e forte ao lado do rapaz, principalmente na hora de encontrar um local para dormir (se é que vocês me entendem).

No dia seguinte, quando acorda, Lulu percebe que Will não está mais no local, que sua mochila está revirada, seu relógio sumiu e então, em meio ao desespero, percebe que foi abandonada. ABANDONADA.

Então Lulu, digo, Allyson, retorna aos Estados Unidos, se sentindo usada, abandonada e acima de tudo, com aquele sentimento de ter deixado para trás, não só uma rápida paixão, mas tudo aquilo que havia colaborado para que ela tivesse coragem de demonstrar quem ela realmente era.

Não contarei mais detalhes do enredo para evitar spoiler, mas o que posso dizer é que o livro termina com uma grande reviravolta (então se você ainda não leu o livro, antes de lê-lo já trate de comprar o "Apenas Um Ano"!) e um mix de sentimentos (até agora não consegui identificar um sentimento predominante).

Ainda, posso dizer que ODEIO O WILLEM. Simples assim. Mas sinceramente espero mudar de opinião porque, afinal de contas, Will e Lulu formavam um casal fofíssimo e, além disso, convenhamos, é mais reconfortante acreditar no amor.

De outro lado, AMEI a inserção de Shakespeare na história, pois indiretamente somos apresentados (ou lembrados) à grandes clássicos que combinam perfeitamente com diversos pontos da narrativa de Gayle. Mais uma mistura interessante.

Por fim, posso dizer que, embora eu estivesse esperando uma história razoavelmente infantil, fiquei bastante surpresa, tanto com o enredo, quanto com a sua construção, pois, também, mesmo possuindo uma escrita simples e fácil, o livro nos transfere uma carga significativa de emoções, uma das característica mais procuradas e valorizadas pelos leitores.

Um comentário:

  1. Oi, tudo bom?! Achei seu blog muito interessante. Já segui o twitter, e curti a fan-page. Sucesso ^-^

    Quero muito experimentar um livro da Gayle. Adorei a resenha :)
    Abraços do Dan
    •bookdan.blogspot.com
    •facebook.com/leituradan
    •twitter.com/@leitura_dan

    ResponderExcluir