Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Critica | Capitao Phillips


E o Oscar vai para...

Ok. Sei que é muito cedo, nem indicados temos, mas que Tom Hanks incomodará no Oscar 2014, aah isso eu tenho certeza!

Capitão Phillips é um filme dirigido por Paul Greengrass (Vôo 93 e O Últimato Bourne), baseado no livro "A Captain's Duty: Somali Pirates, Navy SEALs, and Dangerous Days at Sea", escrito pelo próprio Capitão Phillips, e que tem em seu elenco, Tom Hanks e Barkhad Abdi, ambos com inúmeras indicações nas diversas premiações pré Oscar ao redor do mundo.

O filme conta a história de uma tentativa de sequestro de um navio de grandes cargas, por alguns piratas da Somália, e a tentativa do capitão do navio, Phillips, de manter a paz e de usar artimanhas inteligentes para conseguir enrolar os criminosos enquanto a ajuda do governo não chega.

História digna de um espaço na "tela quente", não?

Agora, imaginem a seguinte situação: você, capitão de um navio, responsável pela carga e pela vida dos tripulantes, está em alto mar quando é interceptado por alguns piratas fortemente armados e que estão dispostos a conseguir alguns milhões, custe o que custar. Você não tem para onde correr. Você não tem como se esconder. Suas únicas armas são a inteligência, a estratégia e a capacidade de argumentação.

Em um segundo momento, imaginem esta outra situação: você, um morador de um vilarejo da Somália, acostumado a passar fome e sua única possibilidade de se manter vivo é acatando as exigências milionárias do chefão da pirataria local. Você está sozinho na luta por sua sobrevivência. Você não se importa com o que ou quem está no navio de cargas. Você apenas quer o dinheiro. Você apenas quer se manter vivo. Custe o que custar.

Bom, acredito que agora pelo menos uma parte da essência da intensidade da história tenha conseguido atingi-los, a outra parte, fica sob a responsabilidade do elenco e do ritmo do filme.

As atuações de Hanks e Abdi são fantásticas, aliás, nesta lista ainda incluo o nome de Faysal Ahmed, pois o trio provoca diversas reações no público que assiste ao filme, criando uma atmosfera de total realidade. Tom Hanks vive o Capitão Phillips, enquanto Barkhad Abdi e Faysal Ahmed vivem 2 dos quatro piratas que atacam o navio.

O ritmo do filme criado pelo roteiro, que por sinal está ficando injustamente por fora das indicações dos principais prêmios, é uma verdadeira avalanche de sentimentos e ações, que acompanham os ritmos das ondas em alto mar, ou seja, a história é embalada por acontecimentos cheios de altos e baixos.

Por fim, considero Capitão Phillips uma das melhores produções do ano e digna, sem sobra de dúvidas, de vários Oscars, devido à qualidade técnica abordada e devido à intensidade da história. Agora apenas nos resta saber se o filme terá seu valor reconhecido pela Academia ou será o grande azarão do ano.

0 comentários:

Postar um comentário