Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Cueio




Essa semana vou falar de umas das animações mais aclamadas ultimamente pela internet, a sensacional Cueio, websérie independente em formato de desenho animado lançada no final de 2013, criada pelo meu conterrâneo Ronaldo de Azevedo e disponibilizada pelo canal Gato Galáctico no Youtube.

Antes de tudo, é importante salientar que hoje em dia o Youtube é a maior ferramenta de produção de conteúdo independente do mundo, tendo canais que batem de frente com grandes produções cinematográficas. Pelo crescente apoio que vem tendo no Brasil, muitas emissoras (como SBT e Band) vem disponibilizando gratuitamente sua grade de programação no site. Recomendo seriamente àquelas pessoas que abrem o Youtube apenas para ver ‘aquela queda, daquela famosa, naquela premiação, que comece a ir mais fundo, pois tem um pessoal muito talentoso, criando muita coisa boa por lá.

Voltando ao assunto principal, a primeira impressão que se tem de Cueio é de que não seja um desenho com enredo ou premissa inicial, até porque os primeiros episódios são fixados nos personagens principais atuando em esquetes, mas continuem olhando, porque o enredo começa a ganhar liga a partir do episódio 6 (Luta na Praia).

Cueio se passa em um local (até o momento) desconhecido, onde os animais (que são identificados pelo nome da própria espécie, mas como se uma criança estivesse falando) têm dois estados. Em uma, são apenas bichinhos fofos (pode-se dizer MUITO fofos) e em outra, são guerreiros antropomorfos extremamente fortes, mas ainda com as mesmas características pessoais, como em uma metamorfose. Eles podem passar de uma formação a outra aparentemente em qualquer momento, mas precisam de uma quantidade alta de energia para evoluir, pois quando estão fracos, voltam ao estado fofo (MUITO fofo).

O enredo gira em torno de Cueio (dã), um coelho de olhos vermelhos que aparenta ser insensível e com dificuldade para expressar seus sentimentos. Ele parece ser completamente indiferente aos acontecimentos, mas tem uma certa gratidão as pessoas em sua volta. Cueio não se lembra de nada antes do primeiro episódio, por isso conta com a ajuda de Primo, único personagem humano. Muito enigmático, está sempre alegre e com boa vontade, tanto que à primeira vista parece apenas um garoto inocente, mas ao longo da história se revela muito sábio e persuasivo.

Não se sabe muita coisa sobre ele, apenas que Cueio, apesar de insultá-lo constantemente, nutre um grande respeito pelo humano. O nome do humano ainda é desconhecido, mas é chamado de primo por Vaco, um bovino de olhos azuis muito sensível e honrado. Apesar de ser muito forte e lutar quando for preciso, Vaco prefere resolver as desavenças de forma pacífica e fica muito contente quando conquista algo. Ele sente um apreço muito grande por Cueio, beirando a idolatria.

Após o episódio “Luta na Praia”, Cocodilo, um dos antagonistas, comenta sobre o Torneio, que não se tem nenhuma informação até o momento, mas que é muito importante, onde todos os grandes guerreiros parecem participar.

Quando decide entrar no torneio, Cueio, ao lado de Vaco, entra num treinamento intensivo com o Lendário Bovino, um bovino gigante que utiliza um tapa-olho e pai de Vaco. Muito honrado, demonstra carinho pelos menores, além de ter um passado com o pai de Cueio, que é uma incógnita na série.

Após Lendário Bovino decidir que estão prontos, Cueio, Vaco e Primo saem em uma jornada para chegar ao Torneio, e é aí que o negócio começa a ficar interessante, onde se começa a ter uma ideia do passado do Cueio e da importância do Primo, mas quero evitar spoilers maiores, então vejam.

Além do enredo principal, o desenho tem muitos extras, como os especiais (de natal, páscoa, halloween e aniversário), as fanarts, onde os personagens principais comentam homenagens feitas por fãs e as viciantes músicas “Pudim Amassado” e “Bolachinha Voa-Voa”, que são cantadas pelo Primo em algum momento da história.

Enfim, Cueio é um desenho muito aclamado, e com razão, pois tem um traço absurdamente simples, mas lindo e um enredo muito encaixado, que nos faz esperar eternamente pelo próximo episódio, lançado mensalmente. Pode esperar muitas batalhas épicas que fazem frente aos animes shounen mais legais, além de um ar de infância e aquele sotaque que só quem mora em Porto Alegre entende.

A segunda temporada ainda não tem previsão de lançamento, mas a primeira temporada está disponível. Peço para que curtam os vídeos dele, se inscrevam no canal também, pois o trabalho do Ronaldo é impressionante e confiem em mim, pois sou um fã antigo de Cueio e todas as pessoas que eu indiquei viraram fãs também.

Vida longa ao Cueio!

Um comentário: