Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 15 de junho de 2010

O Que Cinema Tem A Ver Com Futebol?

Bom, aparentemente nada, e é verdade, e já que o assunto do momento é futebol, vamos ver onde conseguimos encaixar a paixão nacional no mundo cinematográfico.
Sinceramente, até hoje, eu não consigo entender qual o sentido de ficar correndo atrás de uma bola, tá, tem a emoção do momento e tal, mas em que isso contribui para o meu desenvolvimento intelctual? em nada, e isso é um fato! Quando assistimos a um jogo de futebol, já estamos cientes das regras e de que aquilo é algo certo e lógico, as regras são sempre as mesmas, ou seja, é sempre o mesmo nível de cultura, ninguém aprende algo útil assistindo futebol, certo? não me interpretem mal, eu quero dizer que é sempre um ciclo e que isso não desenvolve. Para mim, futebol e espetáculo visual e espetáculo visual é, na minha concepção, uma forma de mascarar algo "sem conteúdo".
Hoje, enquanto assistia ao jogo do Brasil, sem querer estabeleci uma relação entre a copa, no sentido jogo de futebol, com o filme avatar, onde aquilo que eu disse anteriormente é mais do que claro, ou seja, avatar é um espetáculo visual e só, nada mais, assim como futebol.
Mas para me redimir, vou explicar, mais uma vez salientando que é no meu ponto de vista, a diferença que percebi entre Copa no sentido jogos de futebol e Copa no sentido evento mundial. Esta, é muito mais do que espetaculo visual, é um momento onde as culturas se entrelaçam e as diferenças se completam, é um dos raros momentos em que os olhos do mundo inteiro, independente de qualquer diferença, estão voltados para um mesmo objetivo, ainda que banal (mais uma vez, meu ponto de vista), mas mesmo assim, mostrando talvez, utopicamente, que ainda é possível estabelecer uma relação entre diferentes de maneira igualitária.

2 comentários:

  1. Saudações!
    AMIGA, gostei de ler o seu ponto de vista...Valeu a pena conferir!
    Parabéns por mais um excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Lison pelo incentivo e pela participação!

    ResponderExcluir