Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Cisne Negro (Black Swan)


Uma jovem bailarina vê a sua vida se tornando aquilo que sua mãe sempre desejou para sua própria vida e ao mesmo tempo, vê suas colegas de dança cobiçando o papel que é seu por merecimento, acaba se desestruturando e caindo nas armadilhas de seu próprio sub-consciente, que age desesperadamente para se proteger.

A pressão constante de todos os lados mais a pressão que a própria bailarina se impõe, são os fatores primordiais para o desencadeamento de um grande conflito pessoal. Nina Sayers é uma dançarina talentosa, que almeja a perfeição e o papel de destaque na peça O Cisne Negro. Descobre, ao conseguir o papel, que a realidade e a imaginação se misturam quando o nosso corpo se sente em perigo, e sem querer lutamos contra nós mesmos. Nesta peça, Nina terá que viver tanto o cisne negro quanto o cisne branco, este muito semelhante ao que a bailarina realmente é: doce, meiga, simpática,etc. o outro, será o maior desafio de Nina e também, o seu maior inimigo quando resolve aflorar e tentar ocupar o lugar do doce cisne branco.

A história é tão intensa quando a peça originalmente é, muitas dúvidas, medos e tragédias, mas também é tão sensível quanto, e sensibilidade é sinônimo de arte e arte, também é cinema e ao contrários do que muitos dizem, a sensibilidade do filme não é forçada, ela é angustiante como o conflito vivido pela personagem, fator resultante da ótima atuação de Natalie Portman.

Um comentário:

  1. Na real o ballet é o Lago dos Cisnes, não "O Cisne Negro". E toda a angústia tu vê também no ballet, uma vez que o cisne branco representa o amor puro, mas impossível do príncipe Siegfried pelo seu tutor Wolfgang (tanto que o cisne branco morre ou é lavado embora, dependendo da montagem). Sim, a premiada atuação de Natalie representa isso bem, mas qualquer ator que estudasse o papel como se deve, faria o mesmo.

    Desculpa se pareci chato, mas peças de Tchaikovsky são as minhas favoritas e o Lago dos Cisnes, onde ele pos tanto dele mesmo (como o homessexualismo do personagem principal) principalmente! ^^

    ResponderExcluir