Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Trash Mix - The Rocky Horror Picture Show

The Rocky Horror Picture Show (20th Century Fox, 1975) é um musical clássico trash que cultua a ficção científica, os filmes B e as histórias de terror. Inusitado, o filme mistura e aborda de forma cômica e sem preconceitos bissexualidade, transexualidade, alienígenas, a cultura punk e o rock’n’roll, canibalismo, experimentos e ciência entre outras coisas, alguns pontos considerados delicados para a década de 1970.

O filme começa com lábios flutuantes cantando um louvor à ficção científica. Depois, um criminologista começa a contar a história de um casal do interior que ficam noivos e vão viajar. Quando o carro estraga no meio da estrada, eles são obrigados a bater numa mansão, pedindo para usar o telefone e chamar ajuda. Dentro da mansão, uma festa está acontecendo, e eles são convidados a ficar. É aí que as coisas começam a  ficar estranhas e surreais.

A obra de Richard O’Brien (que também é responsável pela trilha sonora, roteiro e um papel do filme) é desde então considerado um filme cult e nunca mais deixou as telas do cinema – uma legião de fãs até hoje vai ao cinemas para assistir à sua exibição, principalmente dos Estados Unidos. O sucesso de bilheteria teve orçamento de apenas US$ 1,4 milhão e faturou mais de US$ 365 milhões, tendo sido lançado em DVD e mais recentemente, em Blu-Ray.

Com certeza, The Rocky Horror Picture Show é um filme interessante. O musical saiu dos palcos do teatro para as telas do cinema, sem perder o brilho e audácia de seu criador, Richard O’Brien. A película cutuca de forma direta os costumes da época, quebrando tabus e levando os mais conservadores à histeria.

A psicologia do filme é intensa e profunda, precisando muitos momentos de reflexão para que seja de fato compreendida e legitimada. No entanto, a mente perturbada que idealizou a história do filme que misturou a história de Frankstein, aliens, sexo e rock’n’roll tinha um interesse por trás de tudo.

O elenco do filme americano-britânico conta com Tim Curry como o Dr. Frank N. Furter, Susan Sarandon como Janet Weiss, Barry Bostwick como Brad Majors, Richard O’Brien como Riff Raff, Patricia Quinn como Magenta, Nell Campbell como Columbia, Jonathan Adams como Dr. Everett Scott, Peter Hinwood como Rock Horror, Charles Gray como O Criminologista e Meat Loaf como Eddie.

Por Gabriel Johnson

0 comentários:

Postar um comentário