Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Prazer: Do inferno, Jack, o Estripador

Mesmo que eu não seja um fã fanático do Johnny Depp – como conheço muita gente que é –, é inegável seu talento diante das câmeras. Muito jovem, iniciou a carreira em 1984 em um filme de terror (A Nightmare on Elm Street) e veio conquistando fama desde então.
Em 2001, estrelou Do Inferno (From Hell), como o sensitivo inspetor da polícia inglesa Frederick Abberline, viciado em ópio que investigava os assassinatos das prostitutas realizados por Jack, o Estripador na região de Whitechapel, na Londres de 1888. O filme foi baseado na história em quadrinhos homônima e tem também Heather Graham e Robbie Coltrane também no elenco.

Durante a sequência de duas horas, a fotografia e a cinematografia conseguem ser impecáveis. As cenas fortes levemente mostradas aliadas às cores fortes e opacas – normalmente vermelhas, associando ao sangue e ao terror – conseguem envolver o telespectador com o suspense conforme os crimes vão sendo consumados e a trama descoberta, aguçando a curiosidade de quem assiste. A reviravolta do desfecho também é digna de elogios, apesar de um pouco comum no cinema.

De acordo com o Netflix, a classificação etária é de 18 anos, mesmo eu achando totalmente desnecessário. As cenas mais fortes não assustaram nem mesmo meu irmão de quase 14 anos, mesmo que ele tenha tido um pouco de dificuldade de fazer as conexões psicológicas da trama que o envolvia como envolvia a todos que assistiam comigo. 


O filme é uma boa pedida, mesmo que Johnny Depp não consiga expressar muitas emoções, o que é aceitável, pois, na história, o inspetor perdeu a mulher, se jogou ao vício do ópio e está enfrentando o maior desafio de sua carreira. Some-se isso ao fato de estar apaixonado por uma prostituta, possível vítima de Jack. O ar de amargura acompanha o personagem até o fim do filme e poucos sorrisos são vistos em sua face. O sotaque britânico forçado de Heather, que interpreta Mary Kelly, consegue superar o de Depp facilmente.


Por Gabriel Johnson (@80cao)

0 comentários:

Postar um comentário