Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 13 de setembro de 2014

Falha Nossa: As Maiores Gafes do Cinema

O autor brasileiro, Cesar Kos, reuniu em um único livro diversas gafes de grandes líderes de bilheteria. Essas gafes consistem, em sua maioria, em erros de continuidade, que são nada mais nada menos do que aqueles errinhos que acontecem entre uma tomada e outra.

O livro divide os filmes por gênero: aventura e ficção, comédia e musical, desenho e infantil, drama e romance, guerra e policial, terror e suspense. E apresenta como maior portador de erros, dentre os 118 títulos, o filme Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros, com 195 "pisadas na bola".

Assim, separei algumas gafes e algumas curiosidades trazidas no livro para dividir com vocês. 

Atenção, o texto a seguir pode conter spoilers.

Alien, O 8º Passageiro (27 erros)
19. Todos sabem que no espaço não há ar; portanto, uma explosão como a da nave seria completamente silenciosa, ao contrário daquele estrondo, pois o som precisa de ar para se propagar.

Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (195 erros)
7. No final do filme, quando a doutora Sattler cai do esqueleto do Tyrannosaurus, um zoom feito no rosto da atriz mostra um close da sua dublê e não o dela.

12. A cena em que os raptores entram na cozinha merece ser assistida com cuidado. Quando o primeiro raptor entra, pode-se ver alguém segurando o rabo dele.

Matrix (161 erros)
9. Na cena em que Neo volta da conversa com o Oráculo, uma parte do biscoito que ele tem está mordido. Alguns segundo depois, ele quer comer o biscoito e não mais nenhum sinal de mordida.

14. Neo vai abrir a porta para entrar na casa do Oráculo; pode-se ver a lente da câmera claramente na maçaneta.

35. No último minuto do filme, Neo coloca os óculos. Pode-se ver um operador cinematográfico refletido neles.

A Múmia (45 erros)
1. Na tomada de abertura do filme passada em Tebas, veem-se pirâmides. O problema é que não existe nenhuma pirâmide construída naquela cidade.

Star Wars - Episódio IV: Uma Nova Esperança (11 erros)
2. Na cena da luta entre Darth Vader e Obi Wan, a espada de Obi Wan apaga-se.

Branca de Neve e Os Sete Anões (10 erros)
2. No final do filme, quando Branca de Neve beija os anões, ela só beija seis deles.

Os Goonies (21 erros)
6. Data diz aos repórteres que "o polvo foi realmente assustador". Na verdade, ele está se referindo a uma cena que se passa dentro da caverna e que foi cortada da versão final do filme.

Gladiador (113 erros)
1. Em determinado momento na luta que envolve bigas no Coliseu, pode-se ver um cilindro de gás azul, que foi utilizado para dar propulsão a uma das bigas e fazê-la virar de lado.

4. Na cena de abertura, a batalha da Germânia, pode-se ver uma insígnia atrás de Marcus Aurelius que diz "Pratoria XIV". Esse formato de número romano não era utilizado no ano 180. Nessa época, o correto seria "Pratoria XIIII".

10. Na manhã após a batalha inicial do filme, pode-se ver um membro da equipe andando de calça jeans - basta reparar quando Marcus Aurelius da um tapa em seu cavalo, no espaço entre a cabeça e a nuca do animal.

Titanic (184 erros)
8. Jack diz ter visitado o Pier em Santa Mônica, mas a sua construção só teve início em 1916.

31. Na cena em que Jack é convidado para jantar, pode-se ver, quando ele está partindo, um fone de ouvidona parte de trás de sua orelha direita.

55. Na cena em que o bote procura por sobreviventes, pode-se ver a luz de uma lamparina movendo-se mais rápido do que o homem que a segura. Na verdade, a luz é é da lâmpada do estúdio, e não da lamparina

83. Quando o navio afunda, e Rose e Jack estão correndo dentro dele, podem-se ver câmeras e a equipe do lado de fora da janela.

142. Quando Jack diz: "Sente-se na cama... eu quero dizer, no sofá", no roteiro consta: "sente-se no sofá" - o ator realmente cometeu aquela falha.

O livro, apesar de cheio de detalhes, não mostra alguns erros clássicos, como o da cena do avião, abaixo, em Tróia, e apresenta os erros fora de ordem cronológica, dificultando o acompanhamento durante o decorrer dos filmes. Mas mesmo assim, o livro é bastante curioso e extremamente divertido.


Se você quiser adquirir um exemplar, clique na imagem abaixo.

0 comentários:

Postar um comentário