Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 9 de março de 2015

LIVRO | Androides Sonham Com Ovelhas Eletricas?

Quando você lê o título do livro "Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?", qual a primeira coisa que você pensa? Eu, particularmente, pensei "meu Deus, Philip K. Dick está fumado! Androides? Ovelhas elétricas?" Mas então comecei a ler o livro e tudo começou a fazer sentido.

O livro, que foi escrito por Philip K. Dick em 1968 e adaptado para os cinemas em 1982 por Ridley Scott (Alien), conta a história de Rick, um caçador de recompensas, que persegue androides na Terra, em um período "pós apocalíptico".

Na história, a Terra foi devastada por uma guerra nuclear, o que fez com que a maioria dos humanos remanescentes procurassem abrigo em outros planetas, enquanto outros permaneceram. Na vida fora da Terra, os humanos contavam com a ajuda de androides, seres artificiais de composição biológica e de aparência física quase idêntica a humana, para a realização de trabalhos. No entanto, os androides, que eram dotados de inteligência artificial, muitas vezes, a fim de fugir dos trabalhos forçados, partiam para a Terra em busca de "novas emoções" e a atividade de Rick, o caçador de recompensas, era justamente perseguir os androides fujões e manda-los para o espaço, literalmente.

Ok, você deve estar se perguntando: "Tá, e as ovelhas elétricas?". Bom, os androides por mais parecidos que pudessem ser com os humanos, possuíam algumas falhas e a ausência de empatia era uma delas. Assim, na Terra, os humanos a fim de provar sua real natureza e de que possuíam empatia, precisavam possuir animais de estimação, contudo, devido à guerra nuclear, a maioria dos animais se encontrava extinta, o que fazia com que muitos dos humanos adquirissem animais elétricos, fisicamente idênticos aos originais.

Você também deve estar se perguntando: "E por que se preocupar se androides sonham com ovelhas elétricas?" Em certa parte da história Rick se depara com uma nova tecnologia capaz de criar androides ainda mais parecidos com os humanos, o que o faz se questionar se ele também é um androide, vez que, em muitas situações do cotidiano, demonstra total ausência de empatia, principalmente em relação a sua ovelha elétrica. Por isso a dúvida: será que androides sonham os ovelhas elétricas?

A história a primeira vista parece uma simples ficção científica, no entanto, possui uma série de questionamentos camuflados como "o que nos faz humanos?", ou "até onde minhas ações são mecânicas?", ou "até que ponto eu realmente me importo com as coisas e pessoas ao meu redor?" e, até mesmo, "Deus existe? Ou é tudo uma ficção criada para melhor controlar as pessoas?". Enfim, "Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?" me surpreendeu positivamente em vários aspectos, aliás, tanto o livro quanto o autor, pois nunca tinha lido nada de Philip K. Dick. Com certeza, esse é um livro de ficção científica que sempre indicarei.

0 comentários:

Postar um comentário