Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 11 de março de 2015

LIVRO | Garota Exemplar

Chega a dar um friozinho na barriga ao escrever uma resenha sobre um livro que 99,9% das pessoas simplesmente AMARAM, mas vamos lá!

Gillian Flynn publicou seu primeiro livro em 2006 (objetos cortantes), atualmente distribuído, no Brasil, pela editora Intrínseca, e, apenas em 2012 publicou Garota Exemplar (Gone Girl, no título original), também distribuído em terras tupiniquins pela editora Intrínseca.

A história é contada através de registros passados em diários de Amy, e, nos dias "atuais", através da narrativa de Nick, assim, temos acesso a dois "pontos de vista" sobre os mesmos fatos que nem sempre são contados em ordem cronológica.

Logo nas primeiras páginas, conhecemos um pouco do casal no início do relacionamento, as aspirações, os gostos, as personalidades, profissões, etc. Detalhes importantes para que o leitor se sinta presente na história e para que os personagens pareçam alcançáveis, ou seja, para que tenham condições visíveis de ser qualquer um, até mesmo eu ou você, que está lendo esta resenha.

Em um determinado momento da história, o casal se vê obrigado a se mudar para uma pequena cidade no Missouri e a partir desse momento os problemas começam a aparecer, ainda que camuflados.

Um certo dia, Nick recebe uma ligação que informa que sua casa está escancarada e prontamente se desloca até o local, momento em que descobre que sua esposa está desaparecida e que o local apresenta indícios de briga. Nick liga para a polícia e seu pesadelo começa.

Enquanto acompanhamos a investigação da polícia e a busca de Nick pelo "tesouro escondido" (esqueci de mencionar, o casal sempre teve como tradição, no aniversário de casamento, uma caça ao tesouro, em que Amy espalhava por diversos locais pistas que levavam Nick até o presente e, coincidentemente, o desaparecimento ocorre no dia da comemoração), Amy, através de seu diário, vai nos contato o passado do casal e os "podres" da relação.

O mais interessante da história não está no enredo bobo e comum e sim, nos pequenos detalhes que, no final do livro, fazem todo o sentido e deixam o leitor DESMAIADO. Sério. Tudo faz sentido no final, pois a história se revela ser muito maior do que realmente é.

Eu simplesmente adorei a forma da escrita de Gillian, mal posso esperar para ler os próximos livros, e Garota Exemplar merece de fato todo o alvoroço que vem recebendo, aliás, melhor deixar claro, o livro merece todo o alvoroço, pois o filme... bom, isso será tema de outra postagem. Por fim, super recomendo a leitura e, por mais cansativo e sem sentido que em alguns momentos possa parecer, não desista da leitura, pois a história, assim como o crime, compensa (pelo menos é o que Nick e Amy acreditam, eu acho).

0 comentários:

Postar um comentário