Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

[Especial Globo De Ouro]Melhor Direção- Christopher Nolan

Nolan nasceu em 1970, em Londres na Inglaterra, desde criança já demonstrava interessa na sétima arte, aos 7 anos de idade, usava a câmera 8 mm de seu pai para fazer videos em histórinhas usando seus bonecos.
Começou a estudar literatura inglesa na University College of London, e enquanto isso fazia alguns curta-metragens com amigos. Depois de um filme que pouco rendeu, chamado Following, Nolan achou o sucesso com o inovador Amnésia, baseado em um conto escrito por seu irmão Jonathan, estrelando Guy Pearce, por esse filme foi indicado a vários prêmios, incluindo Oscar e Globo de Ouro.
Dois anos depois surgiu um novo trabalho, tratava-se do thriller psicológico, Insônia, com um elenco recheado de estrelas, Al Pacino, Robin Williams e Hillary Swank, o filme recebeu boas criticas mas não passou disso, só confirmou apenas, que Christopher Nolan não era mais um diretor qualquer.
Em 2005, colocou sua carreira em risco ao aceitar levar o Homem Morcego de volta as telonas, após a má sucedida frânquia feita por Joel Schumacher, Nolan primeiramente foi duramente criticado, mas quando surgiu Batman Begins, um filme diferente dos que foram feitos por Schumacher e Tim Burton, Batman voltou a colecionar fãs por volta de todo o mundo.
2006 foi um outro ótimo ano para o diretor, em que ele fez O Grande Truque, um suspense estrelando Christian Bale (com quem já havia feito Batman Begins), Hugh Jackman, Scarlett Johansson e novamente Michael Caine. O filme recebeu boas criticas e alguns fãs, chegou a ser indicado a 2 Oscars, nas categorias de melhor fotografia e melhor direção de arte.
Mas sem dúvidas nenhuma sua consagração e seu grande sucesso veio em 2008, com Batman: O Cavaleiro das Trevas, sucesso em todos os sentidos, em apenas 5 dias já faturou em bilheteria o que o filme anterior de Batman tinha faturado, o esperado filme não decepcionou os fãs e nem os criticos, e foi apontado como o melhor filme do diretor.
Agora em 2010 o novo filme de Nolan, A Origem outra vez com um grande elenco (Leonardo DiCaprio, Ellen Page, Joseph Gordon-Levitt, Ken Watanabe, e outra vez Michael Caine). Trata-se de um suspense de um grupo de ladrões que roubam dentro do subconciente das pessoas. Filme este aclamado pela critica e novamente tendo um grande sucesso de público. No site do Internet Movie Database, o filme recebeu umas das maiores notas, ficando em 6° lugar, perdendo apenas para filmes como O Poderoso Chefão, Um Sonho de Liberdade e Pulp Fiction - Tempo de Violência.
Uma curiosidade do diretor é que ele é grande fã de James Bond, e de Stanley Kubrick, divulgou que seus filmes favoritos são 2001: Uma Odisséia no Espaço, Blade Runner: O Caçador de Andróides, Chinatown e Lawrence da Arábia.
Desde 1997, é casado com a produtora Emma Thomas, com quem tem três filhos.

FILMES:
  • Following (1998)
  • Memento (2000)
  • Insomnia (2002)
  • Batman Begins (2005)
  • The Prestige (2006)
  • The Dark Knight (2008)
  • Inception (2010)
  • The Dark Knight Rises (2012)

0 comentários:

Postar um comentário