Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Hiatus: depressão passageira


Veja se você consegue se identificar com esse cenário. Você está em casa deprimido por que suas séries preferidas acabaram, estão em hiatus ou a exibição dela está pausada por algumas semanas. Você tem tempo e quer gastar ele assistindo alguma coisa. Se filmes e a programação normal da televisão aberta não te satisfazem mais, você pode recorrer a seriados curtos (ou nem tanto) e cancelados (não precisando, assim, acompanhar as novas temporadas).

As séries canceladas podem preencher essa lacuna, mesmo se o tempo for curto. O único problema é a sensação que fica quando a última temporada acaba: falta alguma coisa, falta continuidade. Essa regra, no entanto, não vale para todas. Algumas conseguem ser terminadas resolvendo todos os mistérios da trama com um final de arrepiar. Mas são raras: a única que lembro que faz isso é The Tudors (Showtime, 2007-2010).

Abaixo, temos algumas sugestões, comentadas e explicadas para passar o tempo. Se tiver uma sugestão, compartilhe nos comentários!

Animação

1.     X-Men Evolution (Kids’WB / 2000-2003, 4 temporadas, 52 episódios de 22 min cada)
X-Men: Evolution é uma série animada de televisão sobre os super-heróis da Marvel Comics, os X-Men. A série era dirigida a crianças e adolescentes, por isso os produtores decidiram restaurar o antigo projeto, tornando muitos deles adolescentes (como Vampira, Noturno, Lince Negra, Ciclope e Jean Grey) ou simplesmente deixando-os mais novos (como Professor Xavier, Wolverine e Tempestade).

Comédia/Sitcom

2.     Accidentaly On Purpose (CBS / 2009-2010 – temporada única, 18 episódios de 25 min cada)
A série gira em torno de Billie, uma crítica de cinema de São Francisco em seus 30 e poucos anos. Billie conhece Zack, um aspirante a chef anos mais jovem que ela, em um bar local e eles acabam dormindo juntos por uma noite. Logo ela descobre que está grávida e decide ter a criança. Ela deve lidar com seu chefe e ao mesmo tempo ex-namorado James, que sente ciúmes de Zack. Antes de a história começar, ela tinha esperança de que James a pediria em casamento, mas ele disse a ela que não estava preparado devido ao fracasso de seu casamento anterior.

Graças a essa chegada inesperada, Billie e Zack concordam em morar juntos platonicamente, já que o único lugar que Zack tinha para ficar era sua van. Enquanto Billie recebe apoio e conselhos de sua melhor amiga Olivia e sua comportada, casada e mais jovem irmã Abby, ela também tem que lidar com Davis, um dos amigos folgados de Zack, que começam a se reunir em sua casa, levando Billie a questionar se ela está morando com um namorado, colega de quarto ou se tem apenas uma segunda criança pra criar.

3.     Friends (NBC / 1994-2004 – 10 temporadas, 236 episódios com 25 min cada)
Friends é uma sitcom americana criada por David Crane e Marta Kauffman. A série gira em torno de um grupo de amigos que vivem na Ilha de Manhattan, na cidade de Nova York.

4.     Scrubs (NBC/ABC / 2001-2010 – 9 temporadas, 181 episódios de 25 min cada)
A série mostra a vida profissional e pessoal de diversos personagens que trabalham no fictício hospital Sacred Heart, em uma cidade não revelada. Diferentemente de outras sitcoms, Scrubs é filmada em apenas uma câmera, e também não usa os tradicionais sons de risadas. Cada episódio da série é estruturado através de múltiplas histórias, ligadas entre si pela narração do protagonista J.D., que no final de cada episódio conta uma pequena moral filosófica.

5.     That ‘70s Show (FOX / 1998-2006 – 8 temporadas, 200 episódios com 25 min cada)


A série de televisão norte-americana conta a história de seis jovens que vivem na cidade fictícia de Point Place, subúrbio de Green Bay, Wisconsin, durante a década de 1970. A história se inicia em meados de 1976, e relata o dia-a-dia de um grupo de adolescentes na faixa dos 17 anos. Sem ter muito que fazer, sua rotina se resume a se reunir no porão da casa de um deles para papear, fazer festas, planejar algo, namorar, e usar certas ervas ilícitas.

6.    The New Adventures of Old Christine (CBS / 2006-2010, 5 temporadas, 88 episódios de 25 min cada)
O programa é estrelado por Julia Louis-Dreyfus como Christine Campbell, uma neurótica mãe divorciada e dona de uma academia de ginástica para mulheres. Ela tenta controlar sozinha a sua vida, e estar em paz com tudo a sua volta. Uma figura muito presente em sua vida é o ex-marido Richard, cuja nova namorada também se chama Christine, daí o apelido, Old Christine.
Christine mora com o filho Ritchie e o irmão Matthew, enquanto Wanda Sykes interpreta sua melhor amiga Barb. Christine também tem que enfrentar seu complexo de inferioridade toda vez que se encontra com as esnobes Marly e Lindsay na escola particular de seu filho.

Drama/Ficção Científica/Fantasia

7.     Ghost Whisperer (CBS / 2005-2010 – 5 temporadas, 107 episódios com 45 min cada)

Melinda Gordon é uma jovem mulher casada que consegue comunicar com os espíritos terrenos. Ela vive com o seu marido Jim Clancy e é a proprietária da loja de antiguidades “Tal Como Nunca Fui”. Os fantasmas que procuram a ajuda de Melinda pretendem enviar uma mensagem ou completar uma tarefa que irá colocar o seu espírito em repouso, e assim permitir-lhes atravessar para a Luz, uma metáfora para a ideia de Paraíso.

Como resultado, Melinda encontra por parte dos vivos muito ceticismo, mas consegue que o seu talento seja uma mais valia para ajudar tanto os espíritos como as pessoas que estes querem contatar.

8.     Six Feet Under (HBO / 2001-2005, 5 temporadas, 63 episódios de 45 min cada)
Toda a trama se desenvolve em torno do mundo da Fisher & Sons Funeral Home, uma empresa funerária fictícia nos dias atuais em Los Angeles. A série mostra um drama convencional de família, lidando com assuntos como infidelidade, homossexualidade e religião. Ao mesmo tempo, distingue-se por abordar o tópico da morte de forma diferente, explorando os seus múltiplos níveis (pessoal, religioso e filosófico), não a tratando apenas como um mero ímpeto conveniente para a solução de um assassinato.
Cada episódio começa com uma morte - e, naturalmente, de um cliente da funerária. Esta morte, geralmente, dá o tom de cada episódio, permitindo aos personagens refletir sobre as suas vidas e infortúnios, de certa forma iluminados pela morte e suas consequências.

9.     Smallville (The WB/The CW / 2001-2011, 10 temporadas, 218 episódios de 45 min cada)
A série conta a trajetória de Clark Kent, um adolescente quase comum, se não fosse seus poderes especiais. A ideia central da série é mostrar como seria a vida do homem de aço e toda a sua trajetória se a sua nave tivesse caído na Terra nos tempos atuais, mesclando a modernidade do século XXI, com elementos e valores antigos, já conhecidos por todos referente ao universo do Super-homem.

Drama Policial

10. 24 (FOX / 2001-2010, 8 temporadas, 192 episódios de 45 min cada)
24 (24 Horas no Brasil) é uma série de televisão estrelada por Kiefer Sutherland como o agente da Unidade Contra Terrorista Jack Bauer. Cada temporada de 24 episódios cobre 24 horas de um dia da vida de Bauer, usando o método da narração em tempo real.
A série começa com ele trabalhando na Unidade Contra Terrorista (UCT) de Los Angeles, onde ele é caracterizado como um agente muito competente, porém um que segue a filosofia do “fins justificam os meios” sem se preocupar com as implicações morais de suas ações. Um elemento recorrente é Bauer correndo contra o relógio enquanto tenta impedir múltiplas ameaças terroristas, incluindo tentativas de assassinato ao presidente, ameaças nucleares, biológicas e químicas, ataques cibernéticos e conspirações envolvendo o governo e poderosas companhias.

11. Cold Case (CBS / 2003-2010 – 7 temporadas, 156 episódios de 45 min cada)
A série tem como personagem principal a detetive Lilly Rush, integrante da equipe de homicídios da polícia da Filadélfia. Sua missão é cuidar dos arquivos mortos, ou seja, de crimes que nunca foram resolvidos. Utilizando nova tecnologia, ela interroga testemunhas dos crimes e tenta encontrar novas pistas para chegar a uma solução.

O problema é que seu trabalho acaba sempre abrindo novas feridas. Os acontecimentos ocorrem entre os anos 1950 e 2005, tendo alguns poucos episódios ocorridos anteriormente à década de 1950. Enquanto testemunhas são interrogadas, flashes fazem uma conexão entre suas características físicas atuais e as da época do crime. Para ambientar o espectador às histórias contadas, é usado um recurso bastante criativo em seus episódios, que é a inserção de uma trilha sonora equiparada à época de cada crime.

12. Criminal Minds: Suspect Behavior (CBS / 2011 – temporada única, 13 episódios com 45 min cada)
O spin-off de Criminal Minds mostra um time de agentes de elite do FBI que trabalham no BAU (Behavioral Analysis Unit), uma força tarefa especial, que usa métodos não convencionais de investigação e táticas agressivas para capturar os criminosos mais abomináveis.
Sam Cooper comanda essa unidade e é conhecido pela sua feroz capacidade mental. Ele não tem medo de colocar sua carreira em risco na hora de defender suas convicções. Cooper escolheu a dedo os agentes de sua equipe, incluindo Beth Griffith, a novata do grupo que veio do FBI; O ex-soldado das forças especiais britânicas, Mick Rawson; John “Profeta” Sims, que possui um passado misterioso e até já foi preso; Gina LaSalle conhecida por sua aguda percepção, inteligência e charme; e Penelope Garcia, que já é conhecida pelos fãs de Criminal Minds como a especialista em computadores que há anos ajuda o agente Hotchner no seu BAU.

13. Law and Order: Criminal Intent (NBC/USA Network / 2001-2011 – 10 temporadas com 22 episódios de 45 min cada)
Ao contrário das outras séries da franquia, Law and Order: Criminal Intent adiciona o componente psicológico nas histórias, mostrando os crimes pelo ponto de vista dos criminosos. Vincent D'Onofrio estrela esse drama como o detetive Robert Goren, um excepcional investigador de homicídios cujos apurados instintos lhe ajudam nos mais difíceis casos. Sua parceira, a detetive Alexandra Eames, traz uma independência e um estilo diferente para o seu trabalho, que combinam muito bem com Goren.
O comandante deles, o capitão James Deakins, é um competente e ambicioso policial que sabe como sobreviver e alcançar o sucesso nos bastidores políticos. E todos eles vivem esbarrando com o promotor Ron Carver, que insiste em seguir todos os detalhes da lei.

14. Law and Order: Los Angeles (NBC / 2010-2011 – temporada única com 22 episódios de 45 min cada)

Law & Order: Los Angeles é uma série de televisão americana policial e de tribunal. Ela é a quinta série da franquia Law & Order e a primeira a ser ambientada fora de Nova York. A série segue o mesmo formato do Law & Order original, com a primeira meia-hora focada nas investigações criminais da divisão de Roubo e Homicídio da Polícia de Los Angeles e na segunda parte nos julgamentos dos criminosos pela promotoria de justiça.

15. Law and Order: Trial By Jury (NBC / 2005-2006 – temporada única com 13 episódios de 45 min cada)
Law & Order: Trial By Jury é uma série de televisão americana que aborda julgamentos criminais na cidade de Nova York. Seu foco principal é no julgamento dos acusados, mostrando também a preparação para tais julgamentos tanto do lado da acusação, como o da defesa. O ponto de vista dos juízes e do júri também é abordado ocasionalmente.

16. Lie To Me (FOX / 2009-2011 – 3 temporadas, 38 episódios com 45 min cada)
O personagem principal, Dr. Cal Lightman é auxiliado por sua parceira Dr. Gillian Foster, que juntos detectam fraudes, observando a linguagem corporal e as microexpressões faciais, e usam esse talento para da assistência na obediência às leis com a ajuda do seu grupo de pesquisadores e psicólogos. O personagem Dr. Cal Lightman é baseado em Paul Ekman, notável psicólogo e expert em linguagem corporal e expressões faciais.

17. Without a Trace (CBS / 2002-2009 – 7 temporadas, 160 episódios com 45 min cada)

A série conta a história de uma equipe do FBI especializada em pessoas desaparecidas e é dividida em episódios contínuos nos quais os personagens têm de lidar com seus problemas pessoais e desvendar os misteriosos desaparecimentos o mais rápido possível, pois algumas vezes segundos significam salvar uma vida.



Drama Político/Histórico

18. Commander in Chief (ABC / 2005-2006 – temporada única, 18 episódios de 45 min cada)
Commander in Chief é uma série de televisão que foca na administração e na família de Mackenzie Allen, interpretada por Geena Davis, a primeira mulher a ser presidente dos Estados Unidos que ascende a esse papel devido à morte do presidente Teddy Bridges.

19. The Tudors (Showtime / 2007-2010, 4 temporadas, 38 episódios de 55 min cada)
The Tudors é uma série televisiva que recria os primeiros e tumultuosos anos do reinado de Henrique VIII da Inglaterra. Paixão, ambição e traição se transformam no fio condutor deste drama televisivo, que mostra um Henrique VIII muito diferente do que aparece nos livros de história.
Jovem, atraente e poderoso, mostra-se um rei da Inglaterra capaz de grandes proezas atléticas.  Sem dúvida alguma, um monarca que não colocava os assuntos de Estado entre suas prioridades e que sempre deixava os problemas oficiais nas mãos do Cardeal Tomas Wolsey. Para aqueles próximos de “Sua Majestade”, satisfazer o rei era uma faca de dois gumes.
Henrique VIII era até mesmo capaz de desafiar a instituição mais poderosa da Europa medieval: a Igreja Católica Romana. Também era conhecido por mandar executar seus súditos diante da mínima demonstração de insubordinação.

20. The West Wing (NBC / 1999-2006, 7 temporadas, 156 episódios de 45 min)
A série mostra acontecimentos na Casa Branca, especificamente na ala Oeste, o centro nervoso do lugar, onde o presidente e seus assessores diretos trabalham. Entre eles estão: Sam Seaborn, subdiretor de comunicação; Léo McGarry, secretário de Estado; Toby Zigler, diretor de comunicação; Madeline Hampton, uma passional consultora política; Josh Lyman, chefe de Madeline e C.J. Creeg, uma super secretária de imprensa, cujo papel é falar pela Casa Branca e livrar o presidente de embaraços.
Observe de perto as experiências daqueles que têm o controle do país mais poderoso do mundo. Com a mais dramática realidade e atualidade, você poderá ver de perto o dia a dia da Casa Branca, as experiências e vivências de todos os que trabalham junto com o presidente.


Por Gabriel Johnson (@80cao)

0 comentários:

Postar um comentário