Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 9 de setembro de 2012

Escândalo da Comporta


Dando sequência aos filmes e séries com a temática política e jornalística, cá está um dos clássicos desse segmento e queridinho dos professores de comunicação: Todos os Homens do Presidente (1976).

O filme conta a história de dois repórteres do Washington Post que acabam por descobrir e desvendar o Caso Watergate, escândalo político americano ocorrido nos anos 70, que culminou na renúncia do presidente Richard Nixon. Após meses de investigações, os repórteres Bob Woodward e Carl Bernstein conseguiram ligar a Casa Branca ao assalto ao complexo empresarial Watergate. Havia um informante – conhecido apenas por Garganta Profunda – que disse que o presidente sabia das operações ilegais contra os adversários de campanha. Apenas em 2005, a fonte foi revelada: era o ex-vice-presidente do FBI, W. Mark. Felt.

Até assistir a esse filme, meu conhecimento sobre o Caso era quase nulo. O fato de ter nascido nos anos 90 não ajudou muito, mas pouco se fala nesse escândalo hoje em dia. Pouca gente se interessa, mas este e outros conhecimentos podem ser facilmente adquiridos assistindo a filmes e fazendo uma breve pesquisa – na Wikipédia mesmo – logo após sobre o assunto.


Fato é que a história em geral ou apenas parte dela pode ser encontrada nos obras mais diversas, inclusive na sétima arte. Tanto a brasileira, como a mundial. Basta interesse e sede por conhecimento.









Por Gabriel Johnson (@80cao)

0 comentários:

Postar um comentário