Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 2 de dezembro de 2012

Muito Além do Cidadão Kane, Rede Globo e Roberto Marinho


O Gargalhando Por Dentro não vive apenas de filmes e seriados. Documentários também possuem sua vez. Um documentário que passou na televisão britânica, no Canal 4, chamado de Muito Além do Cidadão Kane (1993) é bastante interessante e chama a atenção por sua audácia.

O documentário conta a história da mídia e das relações do poder, focando basicamente em Roberto Marinho, falecido magnata da comunicação brasileiro, antigo dono do jornal O Globo e da Rádio e TV Globo. No Brasil, foi censurado pela justiça, apesar de que a Rede Record tenha comprado os direitos de exibição por US$ 20 mil dólares do produtor.
De acordo com a produção do filme, a Rede Globo de Televisão – fundada em 26 de abril 1965 – é manipuladora e formadora de opinião e faz duras críticas à sua programação, principalmente as telenovelas. O título documentário ainda compara Marinho ao personagem de Orson Welles em “Cidadão Kane” (1942), um também magnata da comunicação Estados Unidos, que, de acordo com os produtores, usa a mesma tática de Kane de manipulação grosseira para influenciar a opinião pública.

Além das críticas, relata a apreciação de Marinho e da Rede Globo frente aos governos do Brasil, inclusive no regime militar. O diretor e roteirista do filme, Simon Hartog, mostra claramente como a Rede foi pró-regime militar e suas consequências. Mostra números expressivos da Globo até aquele ano, que evoluíram até hoje. Hoje, a Rede Globo de Televisão é a segunda maior do planeta.

Independente de crenças, fidelidade televisiva, ou qualquer outro aspecto, todo brasileiro deveria assistir a esse documentário de cabeça aberta a ponto de entender o que acontece com o monopólio e da influência global na vida dos brasileiros. Além disto, é obrigatório para estudantes de comunicação, principalmente jornalismo, mas não exclusivamente.

Como dito, o documentário foi censurado por órgãos do governo e pela própria Rede Globo, e é encontrado apenas de forma ilegal na internet ou no YouTube, onde está na íntegra.





Por Gabriel Johnson (@80cao)

0 comentários:

Postar um comentário