Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

INJUSTIÇA NAS PREMIAÇÕES

Um filme para ser feito necessita de uma grande equipe técnica, como diretor, assistente de direção, roteirista, diretor de fotografia, diretor de arte, entre outros. Mas existe certo grupo de pessoas que são fundamentais para o pleno desenvolvimento do filme e que não tem o seu trabalho devidamente valorizado pela crítica e até mesmo as academias que “distribuem” os prêmios. Esse grupo é denominado: equipe de figuração.

Vocês já conseguiram imaginar um filme de guerra sem figurantes? Apenas com o vilão, o mocinho e os coadjuvantes? Não teria sentido. Os figurantes são a base do filme. Ouso dizer que sem eles não teria filme e nem existiria cinema. Imaginem se os irmãos lumière não tivessem quem usar como figurantes (ainda que indiretamente) nas primeiras imagens gravadas (saída dos operários da fábrica e chegada de um trem à estação)? Eles teriam gravado o nada, ou coisas paradas, sem nexo. Não haveria emoção.

Eu sinceramente, acho que deveria haver uma categoria de melhor figuração nas premiações, porque sem eles o cinema é o nada, é simplesmente vazio.

Um comentário: