Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Nine

Nine é um filme baseado na vida e no filme de Frederico Fellini, 8 1/2. Mas quem foi Fellini?

Fellini foi um dos maiores cineastas italianos, nasceu em 1920 e morreu em 1993. Fazia duras críticas à sociedade sem fazer o filme perder a magia da sétima arte. Ficou conhecido pelo estilo único e marcante, que mesclava fantasia e imagens barrocas. Também colecionou diversos prêmios, entre eles o Oscar honorário, no ano de sua morte. Além de 4 Oscar de melhor diretor e mais 7 de melhor roteiro original.
Quanto a Nine, além de ter no nome uma forte indicação da influência do filme de Fellini, já que, há uma lógica, logo que o filme de Fellini se chama 8 1/2 e Nine, quer dizer nove em inglês (seria, talvez, um tipo de continuação), temos também os mesmos nomes dos personagens (Guido, Claudia, Carla, etc.) e, além do óbvio, a história semelhante.
8 1/2 é uma auto-biografia de Fellini, protagonizado pelo grande Marcello Mastroianni. O filme conta a história de um cineasta que está no meio de uma crise de criatividade e resolve se internar em uma estação de águas, para tentar se recompor e passar a entender a si mesmo.
Em Nine, temos uma situação parecida, um cineasta está no meio de uma crise de criatividade , isto o leva a atrasar e comprometer o seu próximo filme. Além do problema com a criatividade, o cineasta tem que aprender a equilibrar em sua vida as suas grandes musas (a esposa, a mãe, a amante, a confidente, a atriz, a jornalista e a prostituta de sua juventude).
O filme não possui uma música tema marcante, e assim como o personagem, o filme também usa o equilíbrio. Praticamente cada personagem tem a sua música, e a canta apenas uma vez.
A direção artística é linda, usa e abusa da sensibilidade e dos ritmos. Dois exemplos são as apresentações da cantora Fergie e da atriz Kate Hudson. A primeira faz uma apresentação forte, com uma coreografia forte, além de usar o pandeiro como uma forma de marcar os compassos e ditar o ritmo. Já a segunda também faz uma grande apresentação, mas esta marcada por uma coreografia mais simples, mas mesmo assim, encantadora.
O figurino do filme, achei fantástico! Só pelo figurino dá para deduzir, parcialmente, o que cada uma das mulheres é, é quase como se tivesse vida ou falasse sozinho. LINDO!
Não achei que o filme teve grandes atuações, ou alguém que tenha se destacado, nem mesmo o diretor, que fez um grande trabalho em Chicago.
Eu gostei do filme, não sei se isso é devido ao fato de eu ter ido assistir sem esperar nada de espetacular, já que o filme não havia caído no gosto do público nos Estados Unidos e as críticas não haviam sido boas, mas me surpreendi e encontrei um filme sensível e com o mesmo jeito Fellini de ser.


2 comentários:

  1. Olá Mariana!

    Fellini foi um mágico do cinema. Excelente indicação!

    Beijos
    Luísa

    ResponderExcluir
  2. puxa nunca tinha ouvido falar dele
    vo assistir esse filme

    ResponderExcluir