Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 21 de junho de 2010

A Corda de Hitchcock

Em 1948 nos deparamos com uma das principais obras de Alfred Hitchcock, Rope, fatidicamente traduzido em português como Festim Diabólico.


O filme é baseado no caso real do assassinato de Leopold Loeb por seus amigos, Brandon Shaw e Phillip Morgan. Estes, ao procurar por emoções extremas, enforcam o amigo e o colocam dentro de um baú vazio, primordialmente usado para guardar livros e que, funestamente, servirá como a mesa principal da festa que será dada aos amigos e membros da família Loeb. Ao longo do filme podemos observar a atenção e a perspicácia de um antigo professor, Rupert Cadell, ao desconfiar da situação, e tentar juntar as pontas da história e induzir os criminosos a confessar o crime.


Esta procura por informações é presente em quase todo o filme, Cadell a todo o momento observa as atitudes e reações das personagens perante diversos momentos e situações. Além de tentar criar situações semelhantes ao que deduzia ter acontecido no ambiente sinistro gerado pelos jovens ansiados por fortes emoções. A imaturidade e o medo levam os cúmplices a se entregarem indiretamente, ou seja, as situações criadas por Cadell levam ao desequilíbrio das personagens, fazendo assim com que a procura pelas informações que os jovens possuem seja sanada com a união de todas as pistas e deduções a cerca do ocorrido.

Um comentário:

  1. Legal Mariana,
    estava tão bem escrito que fui ver se não era copiado da internet. Certamente deves conhecer e talvez não te interesses, mas gostaria de ver uma resenha sua do TaxiDriver. Digamos assim, tarefa de férias.
    Ótimo Blog!
    Fabian

    ResponderExcluir