Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 20 de julho de 2010

Fúria de Titãs (Clash Of The Titans)

Fúria de Titãs é a versão “adulta” de Percy Jackson. Neste, encontramos o mito de Perseu completamente desfigurado em uma forma absurdamente infantil e mal desenvolvida. Perseu recebe o apelido carinhoso de Percy e enfrenta vários desafios “humanamente” impossíveis e que só ele consegue realizar por ser filho de Posseidon, tudo isso acontece em um ambiente onde as coisas não possuem nexo ou fundamento mitológico. Já no filme Fúria de Titãs encontramos também Perseu e, obviamente, ele é encarregado de salvar o “mundo”, porém, das mãos de Hades (deus do submundo), mas ao longo de sua aventura recebe a proteção de seu pai, Zeus. O que poucos sabem, é que existe uma lenda a cerca da história de Perseu, nesta ele é, assim como em Fúria de Titãs, filho de Zeus e Danae (filha do rei de Argos). Na história uma profecia é feita, esta diz que o filho de Danae mataria o rei de Argos, ou seja, Perseu mataria seu avô. Para que isto não acontecesse, Acrísio, jogou ao mar uma urna contendo a filha e o neto, ambos vivos, e sob a proteção de Zeus a embarcação chega à Ilha de Serifo, onde mãe e filho viveram por anos. Aqui, encontramos a primeira diferença entre o mito e os dois filmes. Em Fúria de Titãs, Danae é esposa de Acrísio e este joga a esposa e o bastardo ao mar não por medo de alguma profecia e sim, por raiva da esposa ter tido um filho de seu maior inimigo, Zeus. A urna chega até um barco, onde é recolhida por um humilde pescador que adota Perseu, ao passo que, Danae não sobrevive à viagem. Em Percy Jackson, nada disso acontece, exceto o fato da mãe do personagem estar viva. Dando seguimento ao mito, o motivo que leva Perseu a ir atrás de Medusa é muito vago, existem várias versões, mas nenhuma delas se assemelha com a história contada em ambos filmes. Em Fúria de Titãs ele sai a caçada de Medusa com o objetivo de usar a cabeça de querida como arma fatal contra o Kraken (outro assunto delicado é o Kraken, já explico porque) já em Percy Jackson, Perseu vai parar no covil da Medusa por acidente.
Segundo o folclore nórdico, Kraken era uma espécie de lula ou polvo gigante que habitava as águas profundas do Mar da Noruega e destruia as embarcações daqueles que poluiam o mar ou embarcações piratas. Porém, o Kraken é confundido com a sépia gigante que controlava as tempestades e as profundezas oceânicas e que habitava uma caverna submersa, esta criatura sim, está presente na mitologia grega, já o Kraken, não há registros. Agora, como ele foi parar em Fúria de Titãs, eu não sei.
Em fim, há diversas divergências entre as histórias, entendo que Fúria de Titãs e Percy Jackson são histórias baseadas, inspiradas ou sei lá o que, no mito de Perseu, porém fatos importantes que deveriam permanecer intactos não foram preservados, e muitos detalhes insignificantes estão lá preservados, coisas que nem precisariam aparecer, mas estão lá só para dizer que várias pesquisas mitológicas foram realizadas, mas a impressão que se tem, é que fizeram uma leitura dinâmica na lenda de Perseu e usaram os detalhes para fingir que algo mais foi feito. Achei Fúria de Titãs um filme bom porém fraco, as etapas da história são muito rápidas e sem emoção, Perseu consegue fazer tudo muito rápido e com muita habilidade, o que talvez seja aceitável por ele ser um semideus, mas acredito que nem em situações assim, um personagem conseguiria adquirir habilidades de luta tão precisas da noite para o dia.

0 comentários:

Postar um comentário