Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 14 de março de 2011

O Segredo De Seus Olhos (El Secreto De Sus Ojos)

Filme de Juan José Campanella, conhecido por dirigir alguns episódios de séries consagradas como "30 Rock", "House", "Law and Order", etc. é uma adaptação do livro La Pregunta de Sus Ojos, de Eduardo Sacheri.
A história é ao redor de um assassinato. Uma jovem é morta após ser violentada dentro de sua própria casa, Benjamín Espósito, funcionário público da justiça penal argentina se envolve na investigação. Pouco a pouco o quebra-cabeça começa a ser montado e os fatos passam a se encaixar, apesar da ideia do insolúvel predominar no ambiente criminoso, as fortes intenções de justiça tendem a predominar, ainda que sejam ofuscadas pelas mentes corruptas. A história que é contada paralelamente em dois períodos tem seu início quando Benjamín está aposentado e resolve encontrar uma ocupação, pretende escrever um livro sobre o caso que trabalhou há anos atrás, justamente o caso da jovem assassinada, o caso que terminou em nada, o caso não resolvido pela justiça formal. Ao longo da trajetória de desenterrar informações sobre o caso, Benjamín revê pessoas que se envolveram no caso anteriormente e os caminhos se abrem para um possível solucionamento do caso há tanto adormecido.
O enredo é formidável e a forma como é contado é ainda mais. Um caso não tão peculiar, na realidade um caso absurdamente comum, milhares de histórias de assassinato como este acontecem diariamente e muitas ficam sem ter seus culpados punidos, justamente pela justiça falha ser administrada por mentes corruptas e egoístas. Logicamente, a segunda parte, onde há o envolvimento de Benjamín e seu livro, é a parte romântica da história, a parte que guia e dá charme, é quase uma melodia. O único ponto que deixa a desejar é quantidade de informações que acontecem paralelamente a história, muitas vezes o foco se perde e detalhes inúteis são despejados violentamente ao público, fazendo que o ambiente de suspense se perca e a ênfase se dissolva entre drama e romance. No restante não há pontos indesejáveis é um ótimo filme de altíssima qualidade.

Um comentário:

  1. Oi lindinha,


    assisti este filme na semana passada; AMEI!!!
    Concordo com teus comentários...mas é um belo e sensível filme;))
    bjo!

    ResponderExcluir