Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Sempre Ao Seu Lado (Hachiko: A Dog's Story)

Histórias que envolvem animais têm despertado os sentimentos mais profundos em quem as lê, ouve ou assiste. As histórias geralmente são as mesmas, envolvendo as mesmas travessuras, aventuras e dramas. Com Sempre Ao Seu Lado não é diferente.
Acredito que haja uma onda de carência ou, ainda, a falta de sensibilidade no cotidiano para que histórias bobinhas se tornem inesquecíveis e surpreendentemente emocionantes. No filme o personagem de Richard Gere (Parker) encontra um filhote de cachorro na estação de trem, ele o recolhe e o leva para casa. Parker e Hachiko, Hachi para os mais íntimos, se tornam inseparáveis e Hachi passa a acompanhar Parker todos os dias à estação de trem, depois volta para a casa e próximo ao horário da volta de Parker, Hachi, prontamente vai à estação para esperá-lo. A história se repete por anos.

Não vejo como falta de sensibilidade da minha parte não ter achado o filme emocionante nem mesmo após saber que a história é baseada em fatos reais. Lógico, reconheço a intensidade da relação, mas acontece que certas coisas viram rotina para os animais e acaba que o real motivo de determinados atos não é ver o dono, como no caso do filme, e sim porque faz parte do cotidiano e neste ponto a sensibilidade perde espaço para a razão. Nós acabamos interpretando reações animais como se fossem humanas e este é o nosso erro.

O filme é bom, bonito e mostra uma relação de amizade, retrata da melhor maneira a velha expressão "o cão é o melhor amigo do homem", mas como eu disse, interpretamos conforme nos convém situações não humanas para suprir nossas carências e dificuldades.

0 comentários:

Postar um comentário