Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 19 de agosto de 2012

Guerra de heróis e estúdios


Já faz algum tempo que a DC Comics pertence ao conglomerado Time Warner, dono da Warner Bros., HBO, etc.. Mas foi em 2009 que a principal competidora, a Marvel, que até então era independente, foi comprada pela The Walt Disney Company por quatro bilhões de dólares.

As duas empresas têm histórico parecido. Como foram compradas por grandes conglomerados de mídia, as coisas começaram a mudar. Grandes franquias de filmes (totalmente comerciais) foram criadas juntamente com remakes – muitos remakes – dos personagens das duas empresas.

Cada vez mais, milhões de dólares estão sendo investidos na produção das adaptações dos quadrinhos para o cinema, e os efeitos especiais estão se tornando mais realistas. Mas será que as essências das histórias estão sendo levadas em consideração? Dos dois lados, só o que se consegue ver é uma luta comercial por fãs e bilheteria. Que sentido tem fazer um remake de Spider Man, com praticamente a mesma história, cinco anos depois da trilogia original ir às telonas? Lucro. Só se consegue pensar nisso. O mercado está cada vez mais saturado de filmes de super-heróis. A cada nova estreia, são dois ou três em cartaz. Quanto mais filmes, mais dinheiro e quanto mais dinheiro, mais filmes, mais lucro.

Filmes desse gênero sempre ganharam a minha atenção, principalmente dos filmes dos X-Men – que foram totalmente esquecidos. Após a trilogia original (que poderia amplamente ser estendida), os demais longas-metragens que se sucederam foram uma total perda de tempo. O elenco se perdeu, bem como a alma dos mutantes.

Vamos ver durante quanto tempo o mercado aguenta sem enjoar de tantos super-heróis. E depois disso, qual será o próximo investimento dos grandes estúdios cinematográficos? O que será feito com as editoras de HQs, Marvel e DC? São questões que se deve pensar para os próximos anos.

E aí, vocês gostavam do novo layout do blog?



Por Gabriel Johnson (@80cao)

0 comentários:

Postar um comentário