Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 24 de março de 2013

Vingando-se da industria cinematografica

A ideia de transformar todo o time dos Vingadores dos quadrinhos, com certeza foi uma ideia de marketing acima de tudo. Desde que a The Walt Disney Pictures comprou a Marvel e todas as suas subsidiárias, o conglomerado vem investindo pesado nas franquias e em formatos já conhecidos: as famosas trilogias.

O formato se popularizou, principalmente, com o Star Wars de George Lucas, há muitas décadas atrás. Com a compra da Marvel, cada um dos vingadores ganhou uma trilogia – todas ainda em andamento. Filmes dos personagens como Thor, Capitão América, Homem de Ferro e o Incrível Hulk foram lançados desde 2008 (começando com Homem de Ferro). Alguns dos Vingadores ficaram de fora e totalmente esquecidos por razões de licenças pertencentes a outros estúdios de Hollywood, como o Homem Aranha, cujos direitos de produção pertencem à Sony Pictures.

Em 2012, um filme com todos os personagens acima descritos foi lançado num imenso e magnífico cross-over, que deve ter continuações (e que não duvido que também seja uma trilogia). O que “espanta” no filme, intitulado “Os Vingadores” (The Avengers), é exatamente esse fato: ver todos os protagonistas heróis, ou seja, todos os astros top de linha numa mesma produção é algo encantador. Ver os bonitões e as bonitonas juntos e misturados, se relacionando, é extremamente inusitado.

Outra coisa curiosa de se cuidar ao assistir ao vários filmes da linha são as rápidas aparições de Stan Lee, criador de grande parte do Universo Marvel. Em uma “Maratona Avengers” que realizei com alguns amigos, um deles sabia do fato e começamos a procurar o criador dos quadrinhos dos Vingadores em todos os filmes. E lá estava ele: com ou sem nenhuma fala, durante pouquíssimos segundos, quase invisível aos olhos leigos. A aparição de Stan Lee nas produções tem exatamente esta função: ser um easter egg, ou seja, uma coisa oculta e proposital, quase subliminar, realizada apenas por diversão.Mais filmes da saga dos Vingadores estão previstas para estrear no mundo neste ano e no outro. “O Homem de Ferro 3” deve ser lançado nos cinemas brasileiros em 26 de abril, “Thor” em novembro de 2013 mundialmente, e “Capitão América 2” em abril de 2014.

Por Gabriel Johnson (@80cao)

0 comentários:

Postar um comentário