Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

LIVRO | Vlad: A Ultima Confissao, de C. C. Humphreys

Todo mundo em algum momento da vida já valorizou uma boa história de vampiros, certo? E como bons leitores ou telespectadores em algum momento tivemos acesso à história do temível Conde Drácula, mas o que muitos desconhecem é que a história escrita por Bram Stocker foi inspirada em em Vlad Dracul, o Príncipe da Valáquia, mais conhecido como O Empalador.

O livro escrito por C. C. Humphreys conta, ao que tudo indica, a real história de Vlad. O jovem príncipe, ainda quando criança, fora entregue pelo pai aos muçulmanos, assim como seu irmão, Radu. Os príncipes foram criados como se muçulmanos fossem, frequentavam as escolas, compartilhavam a filosofia, mas acabavam sofrendo preconceito, principalmente de Medmed, o filho do Sultão.

Após algumas intrigas com Medmed, Vlad, foi "condenado" a frequentar a pior escola da época, uma escola que tinha por objetivo ensinar torturas. O jovem príncipe, que sempre fora muito culto e apreciador de belas artes, se viu obrigado a praticar e a presenciar as mais terríveis torturas. 

Após o terrível período na escola, Vlad descobre que seu pai e seu irmão mais velho foram covardemente assassinados pelo seu primo e, inesperadamente, recebe apoio dos muçulmanos para retomar o trono em troca de sua lealdade. 

E assim o ingênuo e culto Vlad dá o primeiro passo rumo ao que deu origem a sua fama.

A história de Vlad é narrada através de três depoimentos durante o seu julgamento póstumo. Ilona (amor da vida do Príncipe), o melhor amigo do voivoda e o seu confessor são os responsáveis pela narrativa.

O livro aborda de forma dinâmica e cheia de detalhes a vida do Empalador e assim descobrimos a origem de seu apelido, o que lhe fez agir de forma tão violenta e o que tanto chamou a atenção de Bram Stocker para incluí-lo em uma história de vampiros. Também temos acesso à personalidade extrema cristã de Vlad, fato que o motivou a inúmeras vezes a lutar em nome das Cruzadas.

Por fim, a história apresenta um final fantástico e surpreendente, digno de uma história de lutas, aventuras, superações, vingança e sangue, muito sangue. Indico o livro a todos que desejam conhecer um pouco mais sobre esse período da história e sobre esse icônico personagem cheio de mistérios.

2 comentários:

  1. Esse livro é o mesmo que deu origem ao último filme do Drácula, né? Engraçado que a tua resenha me revelou isto, enquanto a sinopse que eu li em outro site me fez achar que era outra história. Estou curiosa em ler, mas com um pouco de receio de ser igual ao filme, rs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, Marina. O último filme do Drácula aborda muito da essência da história do Príncipe e mescla com a história criada pelo Bram Stocker.

    Não te preocupa, não é nada parecido com o filme. O livro é ótimo hehehe

    Obrigada pelo comentário :)

    ResponderExcluir