Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 24 de março de 2010

A Onda

O filme dirigido por Dennis Gansel mostra o grande momento cinematográfico da Alemanha, um filme bem feito apesar de mostrar um roteiro com falas não muito bem elaboradas.

Die Welle, título original do filme, mostra que as boas intenções nem sempre são bem interpretadas, que a ingenuidade pode desencadear uma série de problemas, que, muitas vezes, não possuem soluções práticas ou viáveis.

Rainer Wenger é professor de Ensino Médio que resolve explicar aos seus alunos o que é autocracia. Durante uma das aulas para melhor explicar e facilitar o entendimento da turma, resolve impor em sala de aula as filosofias propostas pelo sistema. Os alunos, no início, se mostram revoltados e resistentes às imposições feitas pelo mestre, porém aos poucos vão se adequando e se acostumando ao projeto, até que chegam a um determinado momento em que as regras são impostas por eles mesmos e as filosofias passam a fazer parte de suas vidas. O que era apenas uma demonstração de aula, passa a ser um evento trágico, de ações revoltadas e violentas.

É possível comparar este filme com diversos momentos da história, entre eles, o período da história de Roma em que o governo estava sob o comando de Caius Julius Caesar, onde havia uma sociedade organizada (Senadores) que seguiam as normas impostas pelo “tirano”, e esta mesma sociedade, que foi organizada, distribuída e “alimentada” por Julio Cesar também o traiu e subjugou. Além deste exemplo é possível comparar a fase de aceitação do regime por parte da sociedade com o processo sofrido pelos alunos.

A onda, ao mesmo tempo em que colabora para o nosso conhecimento, nos transporta para momentos importantes da história e auxilia as nossas capacidades de percepção e comparação.

2 comentários:

  1. Mari, de roupagem nova no Blog! Parabéns minha cara! Vem cá, para o meu litle João Vicente, o que tu me sugera aí. Ele já tá mais maduro! rsrs bjo

    ResponderExcluir
  2. hahaha
    ficou legal, né?
    se quiser depois te ensino xD

    para o joão... deixa eu pensar em filme de homem para ele hehehe

    huuuum... Up-Altas Aventuras, bee movie, a princesa e o sapo, ratatouille, as aventuras do ratinho despereaux... me lembro desses agora... xD

    ResponderExcluir