A
televisão está cheia de sitcoms
engraçadinhas, dramas policiais e programação adolescente. Raramente vemos no
mercado seriados políticos com ênfase em humor inteligente e papo cabeça. Para
quem gosta de jornalismo, assim como eu, encontrar um programa de televisão
deste estilo combinado a um enredo de uma redação jornalística, é uma tarefa
impossível. Ethan Hunt me entenderia.
The Newsroom, que estreou nos
Estados Unidos no canal pago HBO em 24 de junho deste ano, está na sua metade.
Criada para ter inicialmente dez episódios em sua primeira temporada, reúne as
duas características que eu descrevi no parágrafo acima. Personagens fictícios em
situações reais e um contexto mais real ainda tornam o seriado intrigante.
Obviamente sou suspeito para falar, mas a série está me agradando.
Uma
dica: não desvie o olhar da tela nem por um instante! Por dois motivos: a trama
é inteligente, dinâmica (até demais) e requer total atenção do telespectador. O
segundo motivo é um pouco óbvio: para aqueles com pouca bagagem cultural e conhecimento
do sistema sócio-político-cultural americano, a história se tornará chata e
entediante. A série faz muitas referências verídicas do cotidiano do país. Pesquisar
nomes, datas e fatos após assistir cada episódio parece ser imprescindível para
o entendimento.
Mas
não é somente de política que a história fala. A série critica o jornalismo e
as empresas de comunicação, que visam somente a audiência e não a qualidade e
veracidade as informações veiculadas. O mundo corporativo também sofre ataques direitos.
Quem gosta de jornalismo simplesmente necessita assistir.
PS: Não consegui achar um trailer legendado.
Por Gabriel Johnson (@80cao)
0 comentários:
Postar um comentário